terça-feira, 22 de julho de 2014

Bombardeios de Israel em Gaza já mataram 121 crianças, diz Unicef


Um total de 121 crianças palestinas, 80 delas de menos de 12 anos - morreram desde que Israel começou a ofensiva militar contra o território palestino de Gaza, informou o Unicef, o organismo das Nações Unidas para a proteção da infância, nesta terça-feira (22).

Segundo os dados, 84 vítimas eram meninos e 37 meninas, com idades que variavam entre cinco meses e 17 anos.

Pelo menos 904 outras crianças ficaram feridas, acrescentou o órgão.

Com as mortes ocorridas nesta terça em Gaza, as vítimas palestinas da ofensiva israelense já somam 593 pessoas em 15 dias. No mesmo período,  27 soldados israelenses também morreram, os dois últimos em combates na noite desta segunda (21), além de dois civis, um israelense e um beduíno, depois que foram atingidos por foguetes lançados da Faixa de Gaza.

O Escritório de Assuntos Humanitários da ONU descreveu como "devastadora" a situação para a população de Gaza, um território de altíssima densidade demográfica, com 4.500 pessoas por quilômetro quadrado.

"Literalmente, não há um espaço que seja seguro para os civis", destacou o porta-voz, Jens Laerke.

Segundo uma rápida avaliação realizada por voluntários em Gaza, 107 mil crianças precisam de tratamento especializado pelo trauma que sofreram ao vivenciar ataques que mataram suas famílias ou destruíram suas casas.

Por enquanto, as equipes de emergência conseguiram oferecer esse tipo de apoio a menos de 900 crianças.

G1

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Monsanto revela que milho transgênico pode fazer mal à saúde


O milho, um dos alimentos mais antigos da história da humanidade, atualmente tem a maior parte da sua produção destinada, no Brasil, ao consumo animal. Apenas cerca de 15% é para o consumo humano.

O problema em torno deste alimento, defendido por conter vitaminas A e do complexo B, proteínas e minerais como o ferro, fósforo, potássio e cálcio, tem fundamento na utilização do grão transgênico.

Um artigo publicado no International Journal of Biological Sciences mostrou que o consumo da semente modificada tem efeitos negativos principalmente sobre fígado e rim, órgãos ligados à eliminação de impurezas.

Embora suas propriedades nutricionais sejam mantidas, o estudo francês revelou que os grãos do milho transgênico apontam claros sinais de toxidade. O biólogo molecular Gilles-Eric Séralini e sua equipe puderam divulgar a pesquisa depois que um decisão judicial obrigou a Monsanto revelar sua própria análise dos grãos que manteve em sigilo impedindo que a informação se tornasse pública.

Os franceses então divulgaram a comparação dos efeitos das sementes MON 863, NK 603 e MON 810 sobre a saúde de mamíferos, sendo as duas últimas permitidas no Brasil, bem como sementes resultantes do seu cruzamento.

No caso do NK 603, os dados apontam perda renal e alterações nos níveis de creatinina no sangue e na urina, que podem estar relacionados a problemas musculares. É por esse motivo que os pesquisadores destacam que o coração foi afetado nos ratos alimentados com esta variedade. O quadro para o MON 810 não muda muito. Embora os machos em geral demonstrem maior sensibilidade a tóxicos, foram as fêmeas que apresentaram ligeiro aumento do peso dos rins, que pode corresponder a uma hiperplasia branda, geralmente presente quando associada a processos imunoinflamatórios.

Os autores do artigo publicado no International Journal of Biological Sciences concluíram que os dados sugerem fortemente que estas três variedades de milho transgênico induzem a um estado de toxicidade, que pode resultar da exposição a pesticidas (glifosato e Bt) que nunca fizeram parte de nossa alimentação.

A Comissão Técnica de Biossegurança, a CTNBio, informa que “o milho NK603 é tão seguro quanto às versões convencionais”, que a modificação genética “não modificou a composição nem o valor nutricional do milho”, que “há evidências cientificas sólidas de que o milho NK 603 não apresenta efeitos adversos à saúde humana e animal” e que “o valor nutricional do grão derivado do OGM referido tem potencial de ser, na realidade, superior ao do grão tradicional”. A CTNBio também avalia que no caso do MON 810 “os efeitos intencionais da modificação não comprometeram sua segurança nem resultaram em efeitos não-pretendidos” e que a “proteína é tóxica somente para lagartas”.

MST

Maioria das vítimas do voo MH17 é holandesa


A Malaysia Airlines informou hoje (17) que, das 295 vítimas do voo MH17, 154 eram holandesas, 27 australianas e 23 malaias. Também estavam no voo 11 indonésios, seis britânicos, quatro alemães, quatro belgas, três filipinos e um canadense. Os 15 tripulantes eram malaios e ainda não se sabe a nacionalidade de 47 passageiros.  As informações foram divulgadas em entrevista coletiva no Aeroporto de Amsterdã, de onde o voo partiu.

O avião decolou com destino a Kuala Lumpur, na Malásia, mas caiu nas proximidades da fronteira russa, na Ucrânia. A aeronave perdeu a comunicação com terra na região oriental de Donetsk, perto da cidade de Shaktarsk, palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes federalistas pró-russos.

Após o incidente, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol), que controla o espaço aéreo do continente, decidiu fechar o espaço aéreo do Leste da Ucrânia. Segundo a Malaysia Airlines, o trajeto de voo era considerado seguro.

As autoridades ucranianas acreditam que o avião foi abatido. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o desastre não teria acontecido se o governo ucraniano não tivesse renovado operações militares contra os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia. Segundo Putin, a Ucrânia tem a responsabilidade pelo acidente.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse que não nenhum pedido de socorro da aeronave foi registrado. Ele acrescentou que, se o avião foi abatido, os responsáveis devem ser rapidamente levados à Justiça. A Malásia está enviando um voo especial para Kiev com uma equipe de assistência de desastres e salvamento a bordo.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ordenou uma “investigação internacional completa e transparente” do caso.

Agência Brasil

domingo, 13 de julho de 2014

Militares israelenses atacam estações de foguetes em Gaza, diz TV


As forças militares israelenses atacaram na madrugada deste domingo (13) instalações de lançamento de foguetes de longo alcance em Gaza, segundo informou a rede de televisão 'CNN' que cita fontes militares de Israel.

As tropas entraram na Faixa de Gaza durante uma operação que durou aproximadamente meia hora. Houve troca de tiros e quatro soldados israelenses foram 'levemente feridos', afirmou a mesma fonte, que acrescentou que a missão foi concluída com sucesso para Tel Aviv.

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, disse no sábado (12) que seu governo tinha atingido "alvos significativos" durante os bombardeios que executaram em Gaza contra a organização Hamas.

Em comunicado as Forças Armadas de Israel disseram ter atacado aproximadamente 84 alvos ligados a atividades 'terroristas' do Hamas na Faixa de Gaza nas últimas missões.

Escalada de violência

A mais recente escalada de tensão e violência entre israelenses e palestinos começou com o desaparecimento de três adolescentes israelenses no dia 12 de junho na Cisjordânia. Eles foram sequestrados quando pediam carona perto de Gush Etzion, um bloco de colônias situado entre as cidades palestinas de Belém e Hebron (sul da Cisjordânia) para ir a Jerusalém.

O governo israelense acusou o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, do sequestro. O Hamas não confirmou nem negou envolvimento. Israel deslocou um grande contingente militar para a área da Cisjordânia, principalmente na cidade de Hebron e arredores. Dezenas de membros do Hamas foram detidos, e foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel.

Os corpos dos três jovens foram encontrados em 30 de junho, com marcas de tiros. Analistas sustentam que eles foram assassinados na noite de seu desaparecimento. A localização dos corpos aumentou a tensão, com Israel respondendo aos disparos feitos por Gaza. No dia seguinte, 1º de julho, um adolescente palestino foi sequestrado e morto em Jerusalém Oriental. A autópsia indicou posteriormente que ele foi queimado vivo.

Israel prendeu seis judeus extremistas pelo assassinato do garoto palestino, e três dos detidos confessaram o crime. Isso reforçou as suspeitas de que a morte teve motivação política e gerou uma onda de revolta e protestos em Gaza.

No dia 8 de julho, após um intenso bombardeio com foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos, a aviação israelense iniciou dezenas de ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. A operação, chamada "cerca de proteção", tem como objetivo atacar o Hamas e reduzir o número de foguetes lançados contra Israel, segundo um porta-voz israelense.

Os militantes de Gaza responderam aos ataques, disparando foguetes contra Tel Aviv. Por enquanto, só houve registro de mortes entre os palestinos – o sistema antimísseis israelense interceptou boa parte dos disparos lançados contra seu território. Os combates são os mais sérios entre Israel e os militantes de Gaza desde a ofensiva de seis dias em 2012.

G1


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Programação da Rota Caminhos do Frio em Solânea





CAMINHOS DO FRIO 2014


SEGUNDA – 28/07/2014

CINE TEATRO MUNICIPAL

08h00min – Oficina: A linguagem do Cinema Paraibano – Com Torquato Joel;

19h30min – Abertura oficial da Rota Caminhos do Frio 2014 em Solânea;
● Apresentação da Banda de Música 26 de Novembro;
● Execução do Hino de Solânea por artistas Solanenses;
● Narrativa em cordel dos 60 anos da História de Solânea;
● Grupo de danças Folclóricas - Raízes das Solanáceas;
● Casos dum andarilho (Cia Fascinart);
● Grupo de Chorinho Pau e Corda.


TERÇA – 29/07/2014
CINE TEATRO MUNICIPAL

08h00min – Oficina: A linguagem do Cinema Paraibano – Com Torquato Joel;
20h00min – Mostra de Cinema: Exibições de produções paraibanas – Com Torquato Joel.

SANTUÁRIO DO PADRE IBIAPINA

14h00min – Visitação ao Santuário do Pe. Ibiapina;

15h00min - Exibição do Curta “Eu Sou o Servo”;

16h00min – Missa no Santuário do Padre Ibiapina.
.

QUARTA – 30/07/2014
CINE TEATRO MUNICIPAL

08h00min - Oficina: A linguagem do Cinema Paraibano - Com Torquato Joel.
15h00min – A Escola no Cinema;
18h00min – Oficina: Literatura Corporal- com o ator Thiago Ferreira;

20h00min – Apresentação do Sarau Poético Musical – Grupo Frente Trovadora Coletivo AG.


QUINTA – 31/07/2014
CINE TEATRO MUNICIPAL

08h00min – Workshop com o ator global Luiz Carlos Vasconcelos;

15h00min - A Escola no Cinema;
20h00min – Espetáculo de Teatro, Silêncio Total. Monólogo do ator Luiz Carlos Vasconcelos.

ANTIQUÁRIO MARIA PÊ

Horário: 08h00min-12h00min – 14h00min-18h00min
Exposição de Móveis Antigos – Wilson Bandeira
Exposição de Pintura de Elpídio Dantas
Exposição de Pintura de Widson Bandeira
Exposição de Mosaicos de Mestrão e Naldo


PRAÇA 26 DE NOVEMBRO

21h00min - Apresentação do Coral do Unipê;
22h00min - Show com a Banda Biu Billy.


SEXTA – 01/08/2014

CINE TEATRO MUNICIPAL

08h00min - Oficina de artesanato: Produzindo peças da fé.

ANTIQUÁRIO MARIA PÊ

Horário: 08h00min-12h00min – 14h00min-18h00min
Exposição de Móveis Antigos – Wilson Bandeira
Exposição de Pintura de Elpídio Dantas
Exposição de Pintura de Widson Bandeira
Exposição de Mosaicos de Mestrão e Naldo.

GRÊMIO MORENENSE

19h30min - Lançamento do Livro – Crônicas e Causos aos 58 de minha idade e 60 de Solânea. Autor: Wolhfagon Costa de Araújo.

PRAÇA 26 DE NOVEMBRO
15h00min – Atividades Culturais;
16h00minEspetáculo - Boi encantado: Um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro – Cia. de Teatro de Bonecos Boca de Cena;
20h00min - Retreta com a Banda 26 de Novembro;
20h00min – Café Cultural e Sebo Literário;
20h00min – Exposição de Artesanato;
20h30min - Sarau da Cultura;
21h30min - Show com Joãozinho e Banda Sete;
23h00min - Show com o cantor Cezzinha.


SÁBADO – 02/08/2014
NA FEIRA LIVRE

08h00min – Manhã Cultural - Forró Pé de Serra, Grupos Folclóricos e Comidas Típicas

ANTIQUÁRIO MARIA PÊ

Horário: 08h00min-12h00min – 14h00min-18h00min
Exposição de Móveis Antigos – Wilson Bandeira
Exposição de Pintura de Elpídio Dantas
Exposição de Pintura de Widson Bandeira
Exposição de Mosaicos de Mestrão e Naldo.

IGREJA MATRIZ

19h30min - Missa com o Coral Sinfônico do Maestro João Eduardo;

PRAÇA 26 DE NOVEMBRO

15h00min – Atividades Culturais – Com os Grupos Culturais do Município.
16h30min – Espetáculo Circense, Caminhão de Palhaços – Da Família Los Iranzi;
20h00min – Café Cultural e Sebo Literário;
20h00min – Exposição de Artesanato;
20h30minh - Retreta com a Banda 26 de Novembro;
21h00minh - Sarau da Cultura: memorial de fé;
22h00minh - Show com Banda Quinteto Chic;
23h00min - Show com Santana – O Cantador.


DOMINGO – 03/08/2014 – Atividade Esportiva

PRAÇA 26 DE NOVEMBRO
09h00min - Passeio Ciclístico;