Apesar do momento desfavorável da economia brasileira, o mercado de
energia solar está aquecido. Só em janeiro e fevereiro, 179 novas
empresas se registraram no Portal Solar –
hub de prestadores de serviços do setor – e já são 140 mil acessos
mensais de quem procura informações sobre energia solar. Até 2030, o
governo federal estima que essa indústria movimente R$ 100 bi.
Em parte, o grande aumento da oferta e demanda se explica pela
necessidade de preencher uma lacuna: enquanto as tarifas de luz
encontradas no Brasil estão entre as mais caras do mundo, a localização
tropical do país traz níveis de irradiação solar que possibilitam alto
rendimento das placas fotovoltaicas.
Foi frente a esse cenário que o engenheiro Fabio Carrara decidiu
fundar a Solstar. “Já vemos um crescimento exponencial na geração
fotovoltaica, o setor deve superar R$ 1 bi movimentados em 2017. Estamos
investindo para posicionar a empresa entre as três maiores do segmento
no Brasil até o final do ano”, conta Carrara, que já tinha experiência
como investidor na internet. “O Portal Solar ajuda na disseminação da
energia solar, além de preparar melhor o consumidor para a compra e
gerar leads para a empresa”, explica o empreendedor.
Uma rede de negócios
Criado com o propósito de unir interessados na energia sustentável a
quem oferece o serviço, o Portal Solar agora otimiza suas ferramentas de
relacionamento entre empresas e clientes. “Queremos deixar o site como
um LinkedIn da energia solar no Brasil”, diz a diretora Carolina Reis.
Entre as novidades, há um mapa onde é possível procurar companhias do setor pelo CEP. Com 753 companhias cadastradas, a cobertura atende todo o Brasil.
“Além disso, a página das empresas está mais completa, com
informações detalhadas como principais projetos realizados, fotos das
instalações, endereço e dados de contato além de outras informações
úteis”, explica Carolina. Outra melhora da plataforma é o aprimoramento
do simulador solar, calculadora que prevê o custo de um sistema de
captação de energia solar com base na localização e gastos com
eletricidade do interessado.
Ao todo, a expectativa é que 500 novas empresas se cadastrem no
Portal Solar em 2016, o que pode refletir positivamente na economia e
mesmo na distribuição de renda do país: “O setor tem uma característica
muito própria que é a capilaridade: não há grandes players, pelo
contrário, 80% das empresas são regionais e atuam em um raio de até 100
km”, afirma a diretora do hub.
Ciclo Vivo
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