Todos sabem que a indústria têxtil é responsável por uma
quantidade absurda de poluição. Da produção ao pós-venda de roupas,
muitos resíduos são gerados. Na contramão desta prática, têm surgido
diversas marcas sustentáveis, mostrando que é possível ter o compromisso
ambiental como premissa. Uma destas empresas que têm se destacado é a
marca norte-americana Everlane.
Para começar, a marca exibe aos clientes o custo da hora de
trabalho dos costureiros, os preços dos materiais, processos de
fabricação e entrega. Por meio de infográficos, ela mostra que o slogan
“Transparência Radical” não é conversa furada.
Outro ponto que chamou atenção dos consumidores é a
qualidade das peças. Tanto que há cerca de um ano a marca lançou um
modelo de sapatos que já na primeira semana criou uma lista de espera
com mais de seis mil pessoas. E uma vez que a indústria da moda está
entre as mais poluidoras do mundo, é importante que ao menos os produtos
tenham qualidade para serem duráveis.
Entre tantos desafios deste mercado, a marca está focando em
algo essencial para produzir Jeans: o Denim. A fabricação deste tecido
de algodão é extremamente poluidora, pois contamina a água e, quando não
tratada, vai parar nos rios e oceanos. Por isso, a Everlane teve que
procurar muito até encontrar a fabricante Saitex, localizada no Vietnã,
que é comprometida com a sustentabilidade.
A fábrica possui painéis solares, captação de água da chuva e
tecnologias que reduzem os poluentes da produção de denim. Além disso,
usa cerca de mil litros de água para produzir um jeans (o que já é muito
melhor do que os 11 mil litros praticados normalmente) e ainda tem a
meta de reduzir em 30% nos próximos anos.
Mas, talvez o ponto mais interessante de todos são as
máquinas que filtram a água contaminada tornando-a potável. Deste
processo, sobra um subproduto grosso que combinado com cimento
transformam-se em tijolos. Achou pouco? Estes tijolos ainda são usados
para fazer casas para pessoas com necessidade.
“Foi difícil encontrar um proprietário comprometido com a
fabricação limpa. A maioria dos proprietários de fábrica mantêm o padrão
mínimo. Mas Sanjiv Bahl (fundador da fábrica), que é budista, acredita
em deixar o mundo como um lugar melhor do que é”, afirmou Michael
Preysman, fundador e CEO da Everlane, ao site Fast Company. A marca
ainda desenhou peças que prometem sobreviver às tendências da moda.
O próximo passo é criar jeans cuja necessidade de lavagem seja menor. Neste ponto, a empresa pode se inspirar na Levis.
Redação CicloVivo
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