1.(CEFET-MG) Sobre a matriz de transportes brasileira, afirma-se:
I - Há uma concentração de ferrovias na região Centro-Oeste
devido à ampliação dos investimentos internacionais.
II - O incremento estatal na infra-estrutura aérea
possibilitará um escoamento significativo da exportação dos produtos agrícolas.
III - A preferência pelas ferrovias em detrimento da
navegação de cabotagem, deve-se à sua maior capacidade de carga.
IV - A modalidade rodoviária apresenta um percentual de
utilização superior às demais tipologias.
V - A expansão da rede dutoviária, a partir do final do
século XX, efetivou-se em consonância com o processo de diversificação da
matriz energética brasileira.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e V.
e) IV e V.
2.(PUC-PR-CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA) Em abril de 2010
um vulcão entrou em erupção na Islândia. Apesar da sua localização geográfica,
as fumaças lançadas na atmosfera levaram ao fechamento de vários aeroportos da
Europa, provocando atrasos e cancelamentos de viagens em escala mundial. Essa
situação demonstra que:
a) No mundo globalizado a dependência dos transportes aéreos e a
necessidade da rapidez nos deslocamentos de pessoas e no transporte de cargas
são tamanhas, que mesmo os trens de alta velocidade, existentes em vários
países europeus, não conseguem suportar o volume a ser transportado, o que pode
causar um verdadeiro “caos aéreo”.
b) Os aeroportos do norte da Europa foram fechados para
servir de alojamento à população que precisou ser evacuada das áreas de risco
nas imediações do vulcão, afetando, dessa forma, o transporte aéreo mundial.
c) O conhecimento científico e a tecnologia sísmica foram
capazes de prever a atividade vulcânica com bastante antecedência. Assim foi
possível evacuar a população das áreas de risco, fator que causou o
congestionamento dos principais aeroportos da Europa.
d) O verdadeiro caos no transporte aéreo decorreu do
intenso movimento de passageiros nos aeroportos da Europa, pois o derrame das lavas
vulcânicas comprometeu a estrutura das principais rodovias do continente e
fechou as estações de trens.
e) Nenhuma das alternativas anteriores é correta.
3.(UFMG) Considerando-se as redes que
compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO
afirmar que
a) as
ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento
da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e interregional
de passageiros.
b) as
hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no
mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos
impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
c) as
rodovias, principal modalidade de transporte do País, assumem, com alto custo,
elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de
tráfego de passageiros.
d) o transporte aéreo registra um
uso mais intenso nas regiões do País onde há grandes distâncias entre os
principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e
ferroviária.
4.(ACAFE) Em um mundo
economicamente globalizado o capital não encontra fronteiras físicas e, desta
forma, reina a liberdade de comércio entre os países do mundo. Para um maior
fortalecimento das posições econômicas ou para intensificar as relações
comerciais entre si, alguns países for-mam alianças, os blocos econômicos.
Sobre os blocos
econômicos é correto afir-mar, exceto:
a) As Zonas de Livre Comércio
são acordos comerciais que visam a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras
entre os países membros do bloco, como é o caso do NAFTA.
b) O Acordo de Livre
Comércio da América do Norte (NAFTA) é uma associação de expres-são mundial
reduzida e se caracteriza pela livre circulação de mercadorias, pessoas,
serviços e capitais.
c) Brasil, Argentina,
Paraguai e Uruguai, paí-ses integrantes do MERCOSUL, compõem um bloco econômico
que estabelece as mesmas tarifas de exportação e importação para o co-mércio
internacional fora do bloco.
d) O bloco econômico com maior nível de avanço e
de integração econômica é a União Européia, pois, além de participar dos
acordos do mercado comum, encontra-se na etapa da união econômica e monetária.
Respostas:
1)E
2)A
3)D
4) B
Nenhum comentário:
Postar um comentário