A partir desta segunda-feira (1º), a comercialização do óleo diesel
S-500, com menor teor de enxofre, será obrigatória em mais 385
municípios brasileiros, em substituição ao S-1800, de acordo com
determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP). Com a medida, cerca de 3 mil, dos 5,5 mil
municípios brasileiros, reduzem a emissão de poluentes, beneficiando
assim o meio ambiente e a saúde da população. O combustível é utilizado
pela frota de caminhões, ônibus e outros veículos de uso rodoviário.
Sete estados brasileiros (a Bahia, o Espírito Santo, Maranhão, a
Paraíba, Pernambuco, o Piauí e Sergipe) passam a comercializar
exclusivamente o diesel S-500. Em Pernambuco, a exceção é a capital,
Recife, e sua região metropolitana, que desde 1º de janeiro deste ano já
oferecem o diesel S-10, ainda menos poluente. De acordo com a ANP, em
1º de janeiro de 2014 todo o diesel S-1800 será retirado do mercado
brasileiro, substituído pelo S-500.
Desenvolvida de forma gradual pela ANP, a introdução do diesel com
menor teor de enxofre vem sendo feita desde 2006. Naquele ano, o S-500
passou a ser comercializado em 237 municípios das regiões metropolitanas
de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Porto Alegre, do
Recife, de Fortaleza, Salvador, Curitiba, Belém, Vitória, Aracaju,
Campinas (SP), da Baixada Santista (SP), de São José dos Campos (SP) e
do Vale do Aço (MG).
A partir de 2009, em atendimento ao Programa de Controle da Poluição
do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Conselho Nacional do Meio
Ambiente (Conama), a ANP elaborou diversas resoluções para o processo de
transição. Atualmente, são três os tipos de óleo diesel comercializados
no país, diferenciados pelos teores máximos de enxofre: S-10 (10
partículas por milhão – ppm), S-500 (500 ppm) e S-1800 (1800 ppm).
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário