terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? O QUE É BELO MONTE?


A cons­tru­ção da Usina Hidre­lé­trica de Belo Monte, a ter­ceira maior do pla­neta, o pro­jeto da Usina  no Estado do Pará, na região da cidade de Alta­mira, num tre­cho do rio Xingu deno­mi­nado “Volta Grande do Xingu”, local lar­ga­mente habi­tado por povos indí­ge­nas e ribei­ri­nhos, que fazem do rio o seu único sus­tento. Além disso, existe uma vasta diver­si­dade de fauna e flora que só é pos­sí­vel de se encon­trar naquela região da Amazônia.
Com a che­gada da bar­ra­gem, toda aquela área seria inun­dada, for­çando o des­lo­ca­mento de seis tri­bos indí­ge­nas intei­ras e de outras cen­te­nas de pes­soas que vivem às mar­gens do Xingu. A fauna e flora, antes abun­dante no local, sim­ples­mente desa­pa­re­ce­riam.
Espe­ci­a­lis­tas apon­tam, além disso, o enve­ne­na­mento da água por conta dos resí­duos pro­ve­ni­en­tes da decom­po­si­ção das car­ca­ças de ani­mais e plan­tas que se acu­mu­la­riam no fundo do lago que se for­ma­ria, além da emis­são em larga escala de gases noci­vos à saúde e à atmos­fera, tam­bém pro­ve­ni­en­tes desta decomposição..
A ener­gia gerada pela usina, além de nunca che­gar às cida­des, o que, teo­ri­ca­mente, seria a jus­ti­fi­ca­tiva da implan­ta­ção do empre­en­di­mento, é eco­no­mi­ca­mente inviá­vel, sendo o governo obri­gado a subsidiá-la. Esta ener­gia, na ver­dade, ser­vi­ria para ali­men­tar gran­des mine­ra­do­ras que o governo pre­tende tra­zer para se ins­ta­la­rem no cora­ção da flo­resta Amazô­nica, fato este que tam­bém tra­ria muito mais devas­ta­ção ao verde e sofri­mento ao povo da flo­resta. As pes­soas já estão come­çando a pas­sar fome!
O povo bra­si­leiro pre­cisa acor­dar para este absurdo eco­ló­gico e se unir para, jun­tos, garan­ti­rem o futuro da flo­resta, dos seus filhos e netos, da cul­tura indí­gena bra­si­leira e da bio­di­ver­si­dade do rio Xingu.
Você tam­bém pode fazer a dife­rença, dis­cuta este assunto com seus ami­gos e fami­li­a­res, espa­lhe por suas redes soci­ais, pro­cure onde será a pró­xima mani­fes­ta­ção perto de você e par­ti­cipe, cobre uma posi­ção de seu candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário