segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sapinho descoberto na Oceania é menor vertebrado do mundo




Este é o Paedophryne amauensis, sapinho batizado com nome que faz referência ao lugar onde foi descoberto, a Vila Amau, na Papua Nova Guiné. Quando adulto, este minúsculo anuro pode medir entre 7 e 8 milímetros, o que faz dele o menor vertebrado conhecido no mundo.

Ele é tão pequeno que cabem, com folga, dois deles em cima de uma moeda de dez centavos de real. O menor vertebrado conhecido anteriormente era um peixe, Paedocypris progenetica, que quando adulto mede entre 7,9 e 10,3 milímetros.

A descoberta foi feita em 2009, mas só foi revelada ao mundo com a publicação, nessa quarta-feira, 11 de janeiro, no jornal on line PLoS ONE. Causou furor. O Paedophryne amauensis já tem até verbete na Wikipedia.

Os pesquisadores liderados pelor Christopher Austin, da Universidade Estadual da Louisiana, Estados Unidos, relataram ainda a descoberta de outro sapo minúsculo, o Paedophryne swiftorum, que mede entre 8,25 e 8,9 milímetros e também vive na Nova Guiné.

Para Austin, a descoberta é de considerável interesse para os biólogos, porque pouco se sabe sobre as limitações funcionais provocadas pelos tamanhos extremos, sejam os imensos ou mínimos, como é o nosso amigo da foto.

O ECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário