sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estiagem provoca perda de 90% da produção agrícola da Paraíba


Na Paraíba a seca castiga a população e os agricultores de todo o Estado. No interior não chove há cerca de 100 dias em várias cidades e o Governo estadual já estima uma perda de 90% de toda produção agrícola e 40% do rebanho animal. O município de São João do Cariri-PB, que fica há 216km da capital João Pessoa-PB, não recebe chuvas desde meados de julho. Em todo Estado são 195 cidades em situação de emergência por causa da estiagem.

Estima-se que cerca de 60 mil produtores foram afetados pela falta de chuvas na região. Onde foi decretado situação de emergência os alimentos e a água estão em torno de 50% mais caros. O Governo do Estado em parceria com a Defesa Civil da Paraíba disse que até a próxima semana 480 postos de atendimento serão instalados e 298 caminhões pipa serão disponibilizados para distribuir água a população.

De agosto até agora choveu apenas 6,3mm em São João do Cariri-PB, quando o normal para o período é chover 134mm. Segundo os meteorologistas da Somar uma forte massa de ar seco continua predominando sobre a região. Para o Estado paraibano não nenhuma previsão de chuva pelo menos até a primeira quinzena de novembro. As chuvas se regularizam na faixa norte do Nordeste apenas no ano que vem.

A estiagem se agravou pois nessa região o período de chuvas vai de fevereiro a maio, mas por causa da atuação do fenômeno La Niña no início de 2012 as precipitações foram irregulares e abaixo da média. A previsão da Somar Meteorologia é que o retorno das chuvas aconteça apenas na quadra chuvosa, que começa em fevereiro de 2013.

Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário