sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Você reaproveita embalagens? Aprenda como fazer


Embalagem Tetra Pak

As embalagens Tetra Pak (aquelas caixinhas que guardam leite ou suco) são formadas por quatro camadas, cada uma de um material diferente: plástico, papel, alumínio e plástico novamente. Se coletadas de forma separada, essas embalagens podem ser totalmente recicladas, voltando aos materiais originais por meio de uma tecnologia chamada plasma. Por esse processo, os materiais são aquecidos e separados.

Reaproveitar as embalagens Tetra Pak também é muito simples. Elas podem ser transformadas em placas e telhas, isolantes térmicos para telhados e objetos plásticos, como vasos, baldes, brindes e vassouras. Além disso, é possível ainda reaproveitá-las no artesanato (em caixinhas para presentes, por exemplo) ou no plantio de sementes e mudas.

Embalagem de PET

O Poli Etileno Tereflalato, conhecido pela sigla PET, é um dos sete tipos de plástico mais usados. Para identificá-lo, basta olhar se dentro do símbolo da reciclagem – um triângulo - está o número 1. Sua maior utilização é na embalagem de bebidas.

Depois de usadas, as embalagens devem ser levadas para a reciclagem, pois, se jogadas no lugar errado, as garrafas terminam provocando danos à natureza, como entupimento das bocas de lobo e contaminação ou morte de animais. As embalagens de PET podem ser transformadas em fios ou em tecidos, os quais serão utilizados na confecção de roupas, tapetes, cordas, etc. A indústria de tintas também utiliza o pó de PET em suas formulações.

O PET ainda pode ser transformado em vassouras ecológicas, como bóias em projetos de pesca, na fabricação de móveis, no artesanato de brinquedos, bolsas, jogos, embalagens para presentes, lustres e abajures, etc. Atualmente, existem diversas propostas para reaproveitar garrafas de PET.

Lacres e latinhas de alumínio

O alumínio é um produto com alto valor comercial, em razão da sua larga utilização e baixa ocorrência na natureza. Esse fato é decisivo para o sucesso da coleta seletiva.

O Brasil ocupa lugar de destaque no ranking da reciclagem de alumínio. Isso é positivo, porque a reciclagem economiza recursos naturais, tais como a bauxita - minério de onde o alumínio é extraído -, energia e água, reduzindo o impacto ambiental decorrente da extração e fabricação do alumínio.

A reciclagem do alumínio consiste no aquecimento das latas e na moldagem de lingotes (tiras de metal), que serão transformados em folhas de alumínio e depois em latinhas novamente.

Embalagem de água mineral

As garrafas de água mineral podem ser de diferentes tipos de plásticos. Em geral, elas são de Polipropileno (PP), que tem o número 5 dentro do símbolo de reciclagem ou o número 2, de Polietileno de Alta Densidade - PEAD . Essas embalagens podem ser usadas para o plantio de sementes ou até mesmo para fazer brinquedos e jogos infantis.

Embalagens de plástico

Alguns potes de iogurte, pratos descartáveis, embalagens de sorvete são de plástico e podem ser reaproveitadas em casa para diversos fins, como para guardar alimentos e remédios. Também servem como "porta-trecos" para o quarto das crianças, na oficina ou no quarto de costura. Esse tipo de embalagem é muito reutilizada pelas donas de casa.


Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário