segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Após trégua, volta a chover no Espírito Santo; afetados chegam a 46 mil


Depois de uma trégua, voltou a chover durante a tarde desta segunda-feira (23) no Espírito Santo, tanto na região metropolitana de Vitória como no nordeste e sul do Estado, o que pode dificultar os trabalhos de resgate e auxílio às pessoas afetadas. Até o momento, foram registradas seis mortes. 

Segundo a Defesa Civil, já supera 46 mil o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas. Destas, 4.669 estão desabrigadas e foram para abrigos municipais –as demais procuraram abrigo em casas de parentes ou amigos. 

Devido às fortes chuvas que atingem o Estado nos últimos dias, o governador Renato Casagrande (PSB) decretou situação de emergência no último sábado. 

A presidente Dilma Rousseff deverá ir ao Espírito Santo nesta terça-feira (24) para um sobrevoo por áreas mais atingidas pelas enchentes. A visita foi confirmada pela Presidência da República. Dilma também deve participar de uma reunião com o governador. 



Neste domingo, o Espírito Santo recebeu homens da Força Nacional de Segurança para ajudar no resgate das vítimas. Uma cidade, Santa Maria de Jetibá, chegou a ficar isolada, com estradas bloqueadas. Também há bairros rurais sem acesso em alguns municípios. 

Ao menos 47 dos 78 municípíos capixabas contabilizam prejuízos com os temporais. 

Além de apoio da Força Nacional, o Espírito Santo também deve receber cerca de duas toneladas de medicamentos e outros materiais enviados pelo Ministério da Saúde. Cada kit é composto por 48 itens, entre remédios e insumos, e é capaz de uma demanda de atendimento de 1.500 pessoas por mês cada. 

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário