domingo, 14 de agosto de 2011

Algas ajudam no combate à obesidade

Que alimentos à base de algas marinhas fazem bem à saúde, todo mundo já sabe. Agora, cientistas da Universidade Newcastle, no Reino Unido, descobriram que elas também ajudam a combater obesidade. A descoberta aconteceu durante pesquisa realizada com um “estômago artificial”, aparelho que imita as reações químicas do estômago humano. E o resultado foi apresentado na Sociedade Americana de Química, em São Francisco.
Os cientistas revelaram que os alginatos, fibra extraída das algas, colaboram para que o corpo reduza a absorção de gordura em até 75%, mais do que grande parte dos tratamentos contra a obesidade.
De acordo com a nutricionista Maria Fernanda Cury, a relação das algas com a baixa absorção de gordura pode influenciar vários tipos de dieta. “É possível que pessoas que querem emagrecer alterem seus hábitos alimentares e passem a consumir pratos feitos com algas. Isso é ótimo, pois elas são ricas em ferro, cálcio e potássio”, afirma a nutricionista.
Segundo ela, a ingestão de algas também pode combater anemia, além de proteger contra diversos tipos de câncer.
Vegetarianos e pessoas que consomem pouca proteína animal, como carne vermelha e peixes, podem restabelecer suas reservas de ferro ingerindo alimentos à base de algas marinhas. “As algas são suplementos alimentares valiosos”.

EBand

Nenhum comentário:

Postar um comentário