sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rio terá festival de iluminação urbana sustentável


O Rio de Janeiro vai sediar pela primeira vez no país o festival de iluminação urbana Luz na Cidade, que formará um trajeto luminoso entre a Praça Tiradentes e a Lapa, no centro histórico. O evento, que já percorreu 67 cidades do mundo, ocorre nos dias 18 e 29 de junho. A iniciativa tem apoio da Prefeitura e da Eletrobras, como parte das comemorações dos 50 anos da empresa.
Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, a iniciativa visa a implementar uma iluminação cênica sustentável, de alto padrão e baixo consumo de energia, valorizando monumentos arquitetônicos e históricos.
Serão utilizadas lâmpadas que consomem um nível reduzido de energia e custos mais baixos. Além disso, serão utilizados produtos reciclados, diminuindo a poluição.
“É um festival que irá reunir os maiores designers de luz do mundo, cada um fazendo um monumento, serão 15 no total. O festival será realizado em junho, coincidindo com a Rio+20, uma vez que trata-se de uma iluminação moderna e sustentável”, acrescentou o secretário.
O projeto terá a participação de renomados artistas nacionais e internacionais, especialmente os franceses. A inspiração do festival é a Festa da Luz, de Lyon, na França, cujos curadores estarão presentes no festival carioca.
 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário