quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Geopolítica da China


1. A China, desde meados dos anos setenta, tem passado por grandes transformações sociais e econômicas. Todas as alternativas apresentam características da China atual, EXCETO

a) A China permanece oficialmente socialista, e o Partido Comunista continua a exercer o controle do poder no país.
b) A propriedade do Estado continua marcante apesar da expansão dos setores cooperativista e privado.
c) Os ramos vitais da indústria, os bancos, as ferrovias, as telecomunicações e o setor energético continuam sendo controlados pelo Estado.
d) O setor agrícola permanece intocável e não foi afetado pelas medidas de modernização da economia de mercado.
e) O sistema econômico continua planificado e centralizado, embora este último aspecto tenda a ser descaracterizado.


2. Entre as formas de agricultura intensiva, destaca-se a RIZICULTURA INUNDADA, atividade típica:

a) os vales inferiores dos grandes rios da China, do litoral indiano e do vale do Ganges.
b) dos vales dos rios africanos, dos planaltos mexicanos e das planícies do sul do Brasil.
c) das planícies européias, das regiões de clima mediterrâneo e das encostas montanhosas da Turquia.
d) da Tailândia, da maior parte das planícies do Oriente Médio e da Malásia.
e) das regiões temperadas, onde os invernos rigorosos não interrompem a vida vegetativa e a produção é maior.
 

3. Alimentar mais de um bilhão de pessoas é um dos grandes problemas da China, cujos principais produtos agrícolas são o trigo e o arroz. Sobre o grande problema da China, é INCORRETO afirmar que:

a) o trigo é cultivado ao norte, onde as terras são muito férteis devido ao solo de "loess", o que possibilita a associação com o cultivo da soja, da batata e do milho.
b) no sul, o arroz - com a maior produção e consumo do mundo - é cultivado associado ao trigo.
c) na área do cultivo do arroz, principalmente nos vales fluviais do Huang-Ho e Yang-Tsé, estão as maiores densidades demográficas do globo.
d) o principal problema, nas áreas de cultivo do arroz e do trigo, é a reduzida participação da população chinesa no campo.
e) a agricultura chinesa tem registrado progressos técnicos para suplantar os problemas de ordem física, como por exemplo, a retificação dos rios.


4. O retorno de Hong Kong ao controle da China, em julho de 1997, provocou uma polêmica sobre o futuro daquela ex-colônia britânica. Contudo, até o presente, sobre o relacionamento entre China e Hong Kong pode-se afirmar que as(os):

a) pressões políticas da Inglaterra sobre Hong Kong, atualmente, demonstram o interesse britânico de reaver o controle da antiga colônia.
b) atividades econômicas exercidas em Hong Kong, com base na economia de mercado, são incompatíveis com o atual projeto nacional da China.
c) práticas políticas dos representantes de Hong Kong sempre buscaram conduzir, aos poucos, a economia da colônia para o socialismo.
d) fluxos econômicos e financeiros entre os dois territórios cresceram na última década, revelando a progressiva aproximação entre ambos.
e) conflitos são intensos entre residentes de Hong Kong e aqueles das províncias chinesas vizinhas, pois a maioria da população de Hong Kong não é chinesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário