sábado, 8 de dezembro de 2012

Conferência do clima da ONU prorroga Protocolo de Kyoto até 2020


Cerca de 200 países concordaram neste sábado (8), na conferência do clima da ONU em Doha, no Qatar, estender a validade do Protocolo de Kyoto até 2020.
A decisão evita um novo entrave após duas décadas de esforços diplomáticos da ONU que, no entanto, não foram capazes de impedir o aumento das emissões de gases do efeito estufa.

A conferência de Doha, a COP 18, tinha como por objetivo proporcionar o nascimento a partir de 1º de janeiro de 2013 do segundo período do protocolo de Kyoto, única ferramenta que compromete os países industrializados a reduzir os gases de efeito estufa.

O Protocolo de Kyoto, de 1997, expiraria em 2012. A prorrogação foi decidida com um dia de atraso, após um longo debate. Seu alcance é simbólico, já que os compromissos, após a retirada de Japão, Rússia, Canadá e Nova Zelândia, representam apenas 15% das emissões globais de gases de efeito estufa.

No entanto, os países em desenvolvimento insistiram em manter vivo este instrumento legal, que obriga os países do Hemisfério Norte a agir, em nome de sua "responsabilidade histórica" nas mudanças climáticas. 

Más notícias

Nas últimas semanas, os relatórios e estudos ressaltaram a situação real das mudanças climáticas e o fato de que os esforços realizados estão longe de poder freá-las, já que revertê-las parece difícil.
A temperatura global do planeta subirá de 3°C a 5°C, e não 2°C, a marca para além da qual o sistema climático se tornaria incontrolável.
Desde 1995, a comunidade internacional se reúne todos os anos em complexas e difíceis negociações dirigidas pela ONU para tentar aumentar e distribuir de forma igualitárias as reduções de gases de efeito estufa.

Paris 2015

A próxima grande reunião é a de 2015, em Paris, que terá o objetivo de alcançar um acordo universal sobre as reduções desses gases que envolva todos os países, incluindo os dois grandes poluidores do planeta, China e Estados Unidos, com medidas que devem entrar em vigor em 2020.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário