quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Paciente com suspeita de ter 'doença da vaca louca' está internado na PB


Um homem está internado há aproximadamente trinta dias no Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa, suspeito de ter contraído a 'doença da vaca louca' o caso ainda está sendo esclarecido, mas a direção da unidade hospitalar confirmou que a possibilidade do paciente ter contraído a doença não está descartada.

Conhecida como 'doença da vaca louca' a Encefalopatia Espongiforme Bovina ou EEB, é provocada por um agente infeccioso que é derivado de uma proteína modificada de membranas de células nervosas que afeta o sistema nervoso central de bovinos, e pode ser transmitida para o homem por meio do consumo da carne contaminada.

De acordo com Valério Vasconcelos, diretor adjunto do Hospital Universitário, existe a suspeita de que o paciente esteja acometido pela patologia. “Existe de fato essa suspeita de um paciente que está internado em torno de trinta dias, uma suspeita de uma encefalopatia espongiforme bovina, ou como popularmente é conhecido, o mal da vaca louca, essa possibilidade é uma possibilidade dentre tantas outras possibilidades”, disse Valério Vasconcelos.

A doença provoca uma série de alterações neurológicas no homem, entre elas problemas na memória, na fala e também de coordenação motora. “Além da demência, essa doença pode provocar movimentos involuntários, movimentos de incoordenação motora, alteração da fala, alteração da memória, enfim, alterações neurológicas que normalmente associam a essa doença”, explicou o diretor adjunto do HU.

Na última terça-feira (11) a Coreia do Sul incluiu a carne bovina brasileira na lista de risco para a doença da vaca louca, o que implica em suspensão da importação da carne brasileira. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, além da Coreia do Sul, mais cinco países, China, Japão, África do Sul, Arábia Saudita e Egito também anunciaram embargo a carne bovina do Brasil.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário