quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Chuvas em João Pessoa deixam mais de mil desabrigados


As chuvas que atingiram João Pessoa desde a tarde de terça-feira (3) deixaram pelo menos 1,2 mil pessoas desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Durante a madrugada de ontem (4), alguns bairros ficaram inundados, ruas alagadas, postes caíram e deixaram comunidades no escuro. A Defesa Civil recebeu pelo menos 30 chamadas (durante a madrugada). Não há feridos.

O prefeito Luciano Cartaxo decretou nessa quarta-feira situação de emergência por causa das fortes chuvas. Com o decreto, a prefeitura pode pedir ajuda ao governo federal e convocar voluntários para reforçar as ações de emergência. Os agentes da Defesa Civil e outras autoridades estão autorizados a entrar em casas para prestar socorro ou determinar a evacuação.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quantidade de chuva entre terça-feira e quarta-feira equivale ao dobro da média esperada para todo o mês de setembro na capital paraibana. A média de precipitação pluviométrica na região (em setembro) nos últimos 30 anos chega a 93,1 milímetros. De terça para quarta-feira, choveu 189 milímetros das 18h até as 9h da manhã.

O bairro São José é um dos mais afetados, já que as águas do Rio Jaguaribe transbordaram, inundando as casas e deixando famílias desabrigadas. Outras comunidades atingidas foram Saturnino de Brito, por causa do deslizamento de uma barreira; São Rafael, Tito Silva e Padre Hildon Bandeira, segundo a diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Secretaria de Desenvolvimento Humano de João Pessoa, Cely Andrade.

O ginásio da Escola Municipal Nazinha Barbosa, no bairro de Manaíra, é o único abrigo na região e, no momento, 20 famílias do bairro São José estão no local. A prefeitura forneceu colchões, cobertores e comida para os desabrigados. Muitas pessoas já conseguiram voltar para casa depois que o nível do rio caiu, conforme a diretora.

"É insuportável que qualquer cidade suporte um volume de água tão intenso, principalmente ininterrupto como foi o caso de João Pessoa. Isso é uma surpresa para nós, pois estamos nos aproximando de um período de verão aqui no Nordeste", disse o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noé Estrela. Apesar de todos os transtornos, Francisco destaca que não houve nenhuma vítima até o momento.

 Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário