terça-feira, 17 de setembro de 2013

Teoria de Gaia – um olhar diferente sobre a nossa morada, artigo de Marcos Paulo Gomes Mol


Registros da história do imperador Marco Aurélio, publicados na obra Guia do Imperador, apontam dentre as várias reflexões propostas, a ideia de que o universo é um organismo vivo individual, que tem uma substância e uma alma, mantendo todas as coisas sustentadas por uma única consciência e criando todas as coisas com um único propósito de poderem trabalhar juntas, fiando, tecendo e ligando tudo o que venha a passar por ali.

Sob um ponto de vista científico, um congresso da União Europeia de Geofísica, realizado em 2001, atestou que “o sistema Terra comporta-se como um único sistema autoregulador formado de componentes físicos, químicos, biológicos e humanos”. Este foi um dos sinais de que a Hipótese de Gaia, proposta por James Lovelock, estava próxima de ser aceita por parte dos cientistas mundiais.

A hipótese proposta por Lovelock indica que a Terra tem o comportamento equivalente a um organismo vivo, como uma unidade em maior proporção. Esta descoberta foi iniciada através de observações atmosféricas, em especial nas concentrações de oxigênio e nitrogênio, correlacionadas direta ou indiretamente com as atividades de organismos vivos, que indicam um possível poder de autoregulação da Terra em busca de um ideal ecossistema.

Sob a ótica proposta pela hipótese de Gaia, o ser humano representa uma parte deste todo, que conjugado com os demais seres vivos, garante o funcionamento de um sistema complexo que se encerra no planeta Terra.

Segundo o teólogo e pesquisador Leonardo Boff, a Terra é um gigantesco superorganismo que se autoregula, fazendo com que todos os seres se interconectem e cooperem entre si. Nada está à parte, pois tudo é expressão da vida de Gaia, inclusive as sociedades humanas, seus projetos culturais e suas formas de produção e consumo.

A autonomia do ser humano, ser racional dentre os demais organismos vivos, proporciona a ele grande potencial de interferência no sistema Gaia, que, dependendo das tomadas de decisão, podem gerar efeitos positivos ou negativos em grandes proporções. Nossa responsabilidade neste contexto é evidente.

Daí, o desafio de reverter o conceito desenvolvido pela sociedade atual de que o ser humano necessita do meio ambiente para seu desenvolvimento, e dessa forma, o meio ambiente passa a ser “aquilo que está do lado de fora das cidades”. Perdeu-se a noção de que o ser humano é parte integrante da natureza, e este conceito é fundamental para a criação de uma sociedade equilibrada ambientalmente.

Observa-se na sociedade contemporânea elementos como a valorização da imagem, do “ter”, que leva inevitavelmente a um padrão de comportamento ligado à descartabilidade tanto dos produtos já consumidos, ou a serem consumidos, quanto das pessoas que não têm acesso a estes bens.

Compreender o funcionamento do planeta Terra tem sido um desafio dentre pensadores e pesquisadores da humanidade, com vistas a alcançar um nível de conhecimento amplo acerca da função dos seres humanos e dos elementos naturais neste contexto. O rumo destas reflexões ainda é incerto. O fato é que a prática do ser humano tem se mostrado pífia no que diz respeito ao cuidado com a nossa atual morada.

Eco Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário