sábado, 8 de fevereiro de 2014

Médico faz diagnóstico de paciente baseado em episódio da série 'House'


Um médico alemão encontrou num programa de TV a resposta para um paciente que apresentava problemas cardíacos, além de sintomas como febre, cegueira, surdez e inchaço dos gânglios linfáticos.

O homem de 55 anos estava sem diagnóstico até que foi atendido por Jürgen Schäfer, fã da série americana “Dr. House”. “Em cinco minutos percebi o que estava acontecendo”, conta o profissional, que trabalha no Centro de Doenças Não-diagnosticadas de Marburgo, ao norte de Frankfurt.

Os sintomas do paciente coincidiam com um episódio da série de ficção em que o médico Gregory House, interpretado pelo ator britânico Hugh Laurie, identifica um envenenamento por cobalto, após perceber problemas na prótese de quadril de sua futura sogra.

De acordo com a Associated Press, outros médicos que examinaram o paciente afirmaram era preciso um transplante de coração. Schäfer e sua equipe realizaram testes para determinar o nível de cobalto depois que a pessoa examinada informou ter tido problemas após a implantação de uma prótese no quadril.


Segundo o especialista alemão, alguns fragmentos da peça se soltaram e ocorreu vazamento de cobalto e cromo, que entraram na corrente sanguínea. Quando a prótese foi substituída, os problemas se atenuaram.
A experiência foi descrita pelo especialista nesta sexta-feira (7) na revista científica “Lancet”.

Segundo o alemão, o diagnóstico teria sido feito mesmo se o episódio de “House” não existisse. “Poderia ter feito uma busca no Google com a descrição dos sintomas”.

Ele disse ainda que os médicos devem ficar atentos a casos de envenenamento por cobalto em pacientes com prótese no quadril.

Sobre o protagonista da série, que terminou em 2012 após oito temporadas, Schäfer afirma que “teria demitido esse cara no terceiro episódio”.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário