quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sistema Cantareira tem volume de água abaixo de 19%; o menor da história


Com a falta de chuvas no estado de São Paulo, o volume de água do Sistema Cantareira alcançou hoje (13) o menor nível histórico. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o volume armazenado do sistema chegou a 18,8% do total da capacidade.

O Sistema Cantareira é o maior da região metropolitana de São Paulo e abastece as regiões norte e central e parte das zonas leste e oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Ontem (12), técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), do Departamento de Águas e Energia Elétrica, órgão estadual; e da Sabesp, que compõem o comitê anticrise, discutiram medidas para evitar a falta de água na capital e na região metropolitana. Segundo o departamento, até amanhã (14), um documento conjunto deverá ser divulgado apontando o que será feito para evitar problemas no abastecimento de água.

A Sabesp lançou uma campanha oferecendo um desconto de 30% no valor da conta dos consumidores que economizarem 20% no consumo em relação ao gasto médio dos últimos 12 meses. Poderão participar os consumidores residenciais, comerciais e industriais.

Segundo a Sabesp, na primeira semana em que o desconto passou a valer, entre os dias 2 e 9 de fevereiro, 302 milhões de litros de água foram poupados no Sistema Cantareira, volume suficiente para abastecer 120 piscinas olímpicas.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário