quarta-feira, 19 de julho de 2017

Aprenda a fazer xampu natural com babosa e óleos essenciais


Os xampus industrializados possuem uma infinidade de substâncias que, para um consumidor comum, são indecifráveis. É bem difícil saber qual a função de cada uma delas – apesar de haver muitos movimentos que hoje divulgam os malefícios de alguns componentes. Em contrapartida, há uma série de receitas caseiras na internet como alternativa e compartilhamos hoje a dica ensinada pelo Clube do Cabelo e Cia.

Ingredientes:

– 1 barra (100g) de sabão de Castela

O termo sabão de Castela é um nome genérico dado ao sabão originado de fontes de  óleos  vegetais (oposto  ao  tradicional  sebo).  A  fonte  oleosa  mais  comum  e tradicional usada para fabricar o sabão de Castela é o azeite de oliva, mas outros óleos ganham em popularidade, como o óleo de jojoba. O sabão de Castela é suave para  a  pele  e  o  couro  cabeludo.  Ele  pode  ser  encontrado  em  lojas  de  produtos naturais ou em lojas de artigos importados e algumas marcas apresentam versões com diferentes essências. Tem em líquido e em barra, sendo o barra mais fácil de achar.

– Água (sem cloro) – 200ml

Você pode obter água sem cloro deixando a água da torneira descansar por 1 a 3 dias, ou comprar água destilada.

– Gel da folha da babosa (aloe vera) – 60ml (ou 20 ml de extrato glicólico)
– Glicerina Bi-destilada – 5ml (opcional)

A glicerina  Bi-destilada  tem a propriedade  de  absorver umidade e  alto  poder  umectante  em  diversos  produtos  cosméticos.  Possui propriedades emolientes e hidratantes, podendo ser utilizada em xampus, sabonetes líquidos, condicionadores, cremes e loções hidratantes.

– Ácido cítrico em pó (2 g)

Ele reduz o Ph e também serve como conservante

– Óleo vegetal (semente de uva, jojoba, etc.) 15ml (opcional)
– Óleo essencial de sua preferência – 30 gotas

Isto irá adicionar a fragrância, e também potencializar o tratamento que você quer para  o  seu  shampoo.  Por  exemplo,  o  de  alecrim ajuda a aliviar problemas específicos, como cabelos secos, danificados e com caspa.

– Óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) – 25 gotas

Bactericida, germicida e fungicida. Ele é um conservante natural, que pode preservar o produto por até 6 meses.

Como fazer:

Corte o sabão em tirinhas, ou passe num ralador – quanto mais finas as tiras, mais rápido irá dissolver. Em uma panela inox ou esmaltada ou de vidro (não serve de alumínio), esquente a água desmineralizada, e quando começar a ferver, desligue o fogo.

Junte a essa mistura o ácido cítrico até dissolver, depois coloque o sabão e mexa até que ele se dissolva por completo, e então deixe esfriar. Quando  estiver  morno,  adicione  o restante dos ingredientes  e  misture  bem.  Com  o  auxílio  de  um  funil,  despeje  o  xampu  na  garrafinha  de  vidro  ou plástico para o armazenamento. Garrafas escuras protegem melhor da luz.  Agite  bem  o  frasco  sempre  antes  de  usar  o  shampoo, para  que  os  óleos  se misturem.


Redação Ciclo Vivo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário