segunda-feira, 3 de julho de 2017

Transição Agroecológica: site ensina a migrar para cultura orgânica


O site Transição Agroecológica foi desenvolvido para orientar os produtores que estão em processo ou desejam iniciar a transição agroecológica. A mudança torna a produção orgânica em um período de até cinco anos.

O produtor passa a contar com todas as informações sobre as boas práticas exigidas durante o processo da transição. Entre as necessidades estão: conservação do solo e o controle da erosão; aumento da utilização de materiais orgânicos; manejo ecológico de pragas e doenças; adequação ambiental da propriedade e correta destinação de dejetos e resíduos sólidos.

O site ainda disponibiliza informações para o produtor emitir o certificado de Transição Agroecológica. “O certificado é uma importante ferramenta para o reconhecimento dos agricultores que buscam se adaptar às práticas, assim como proporciona segurança aos consumidores e aos estabelecimentos comerciais sobre os produtos que estão adquirindo”, destacou o titular da Codeagro, José Valverde Machado Filho.

Os produtores em transição agroecológica também podem se cadastrar no site. O registro amplia a visibilidade dos produtores que já aderiram ao processo e facilita a consulta pelos compradores.

O site foi lançado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Também participaram do desenvolvimento da página a Secretaria do Meio Ambiente, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e o Instituto Kairós. 

Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário