terça-feira, 27 de novembro de 2012

Geografia Agrária


1. (FACID) O Piauí forma, com os Estados do Maranhão, Bahia e Tocantins, a região denominada de MAPITOBA, uma área de expansão econômica e moderna. Destacam-se, entre as atividades desenvolvidas nesta região,

a) grandes projetos de mineração com destaque para a extração de ferro e manganês.
b) a exploração de grandes jazidas carboníferas, devido ser uma área rica em hidrocarbonetos.
c) a instalação de um centro têxtil que se beneficia da grande produção algodoeira da região.
d) a construção de um pólo termelétrico, explorando o grande reservatório de gás natural encontrado na área.
e) a formação de uma fronteira agrícola em grandes latifúndios destinada à industrialização e à exportação de commodities.

2. (FEI) Sobre as características da expansão da fronteira agrícola brasileira para áreas de cerrado, sobretudo nos estados do Mato Grosso, Tocantins e sul do Maranhão, assinale a alternativa incorreta:

a) Como são áreas novas, a incorporação agrícola é feita sem reproduzir as estruturas produtivas preexistentes, permitindo uma nova dinâmica espacial, facilitada pelas baixas densidades demográficas.
b) Há utilização de pesquisa científica, que possibilita a adaptação de espécies vegetais como soja, milho e algodão às características do cerrado.
c) Há uso intensivo de máquinas, equipamentos e insumos, que são determinantes para os bons índices de produtividade que predominam nas culturas introduzidas.
d) Há o predomínio de climas com período seco definido e topografia plana, facilitando a mecanização e a previsão de safra.
e) Há a presença de bioma com baixa diversidade biológica e com pouco interesse preservacionista, o que justifica a expansão agrícola para estas áreas.

3. (FGV-SP) Considere as assertivas sobre a agricultura brasileira. 

I. A modernização do campo brasileiro possibilitou o crescimento da agricultura familiar comercial, ampliando a produção e a produtividade.
II. Nestas últimas décadas, a agricultura camponesa tornou-se antieconômica, porque não conseguiu incorporar mu- danças estruturais e, praticamente, desapareceu do campo brasileiro.
III. Nas últimas décadas, a industrialização da agricultura contou com o apoio do Estado que, oferecendo financia- mentos e infraestrutura, priorizou os produtos destinados à exportação.
Está correto somente o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.

4. (UNICAMP) “A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (....). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009.” (Jornal Brasil Econômico, 06/08/2010, p. 17.)

O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores:

a) uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.
b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.
c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo.
d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo.

Respostas:
1) E
2) E
3) D
4) B

Nenhum comentário:

Postar um comentário