quinta-feira, 29 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO: BRASIL ENTRE OS PIORES


Educação brasileira só perde para a Indonésia, ficando em pior colocação que países vizinhos como a Colômbia, Argentina e Chile, 36º, 35º e 33º, respectivamente

A Educação brasileira tem muito a melhorar. A orientação é anunciada por especialistas, após a divulgação de um ranking sobre a qualidade do Ensino em que o Brasil figura entre os piores do mundo. A pesquisa, encomendada à consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), pela Pearson, divulgada ontem, mostrou que o país está em penúltimo lugar, em uma análise que engloba 40 países. A Educação brasileira só perde para a Indonésia, ficando em pior colocação que países vizinhos como a Colômbia, Argentina e Chile, 36º, 35º e 33º, respectivamente. No topo da lista, ficaram Finlândia, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão e Cingapura.O diretor superintendente de Educação básica da Pearson no Brasil, Mekler Nunes, explica que, apesar do penúltimo lugar, o Brasil ostenta o dado positivo de ter aparecido no ranking. A pesquisa incluiu apenas os países com métricas claras, confiáveis e capazes de serem comparáveis internacionalmente. “Se por um lado é ruim, por outro mostra que estamos fazendo nosso dever de casa na gestão educacional. Esse é o grande passo que toda nação tem de dar”, argumenta.
Segundo Nunes, as nações que se destacaram no levantamento são aquelas que tem a cultura da Educação bem inserida na sociedade e valorizam os Docentes. “O Professor ainda é o agente vital dos processos educacionais. É pelo Professor que a eficácia da aprendizagem é ampliada. Nos países de melhor performance, o profissional tem uma valorização melhor e esse é um dos avanços que precisamos ter.”
A posição na classificação acende mais uma vez o sinal de alerta, de acordo com o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. O especialista lembra que, independentemente da metodologia do levantamento, o Brasil precisa se adiantar. “Esse índice é sistêmico. O Brasil está sempre entre os últimos. Em 2040, seremos um país de adultos e idosos. Quando isso acontecer, a gente precisa estar bem preparado, com profissionais com boa formação que garantam a capacidade produtiva do país. A soberania passa pela Educação da geração atual e, nisso, estamos muito mal”. Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação não comentou a pesquisa. 

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário