sábado, 6 de abril de 2013

Pesquisa de Harvard afirma que as 'dietas da moda' não funcionam


Perder peso: esse é o objetivo prioritário na vida de milhões de brasileiros. O país vive hoje a chamada epidemia mundial da obesidade, que atinge uma em cada seis pessoas. São mais de 28 milhões de brasileiros obesos e 90 milhões com sobrepeso. Reverter esse quadro não é apenas uma questão estética, mas principalmente de saúde.

De olho nessa cruzada contra os quilos extras, entram as dietas da moda. Apesar disso, uma pesquisa realizada pela faculdade de medicina de Harvard afirma que essas dietas não funcionam. A melhor receita para a redução de peso continua sendo a prática de atividades físicas combinadas a programas de reeducação alimentar.

A nutricionista Bia Rique é autora de "Comer para emagrecer", um livro que não fala de dieta, mas de reeducação alimentar. De acordo com ela, a reeducação alimentar é uma mudança de estilo de vida. “O emagrecimento é um processo de mudança, não somente de hábitos, mas de estilo de vida. Então tem que haver uma interdisciplinaridade entre alimentação, exercício e mudança comportamental. O emagrecimento é um processo que começa de dentro pra fora”, diz.

Ainda segundo a nutricionista, a reeducação não envolve somente alimentação. "Não é uma alfabetização só do que é saudável. É de uma nova vida. É a pessoa aprender a fazer mais exercício, dormir melhor e interessar por cozinhar coisas saudáveis", explica. "A pessoa se interessar pela culinária, se interessar pela cozinha, por apetrechos de cozinha, tudo isso vai ajudar", completa.

Ajudou o engenheiro Miguel Borges a mudar de vida. Há um ano, desde que começou o programa de reeducação alimentar, perdeu 28 quilos, roupas e antigos hábitos nada saudáveis. "Os índices laboratoriais estavam alterados a autoestima estava baixa. Eu cheguei a um ponto de só ter uma calça para usar. Eu ficava angustiado de chegar numa loja e comprar uma bermuda 54, falei ‘isso não é possível’. Tem que dar um tempo", conta.

De acordo com Bia Rique, as dietas têm um fim, diferentemente da reeducação alimentar. "Dieta tem começo, meio e fim. Reeducação alimentar é para o resto da vida", ressalta a nutricionista.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário