domingo, 21 de abril de 2013

Projeto ajuda pequenos criadores atingidos pela seca em Pernambuco


Pelas contas do Governo do Estado, Pernambuco já perdeu 800 mil animais por causa da seca. A pouca chuva que caiu não foi suficiente pra recuperar as plantas da caatinga nem pra produzir forragem. Os criadores temem perder o que restou dos rebanhos.

Para tentar reduzir as perdas no sertão, o governo decidiu investir na produção de milho forrageiro em áreas irrigadas. O primeito lote tem 140 hectares e fica dentro do perímetro irrigado do Vale do Rio São Francisco, em Petrolina. O milho, da variedade gorutuba, desenvolvida pela Embrapa, tem crescimento muito rápido e a planta inteira é usada como forragem, como explica Elias Cintra, agrônomo do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco.

O cultivo do milho foi feito em conjunto com 45 pequenos agricultores da Comunidade do Bebedouro. Os custos para os produtores são baixos e o preço pago pelo governo é interessante.

O milho produzido vem sendo fornecido de graça a pequenos criadores, que têm em torno de 40 cabeças de gado, de 12 municípios da região. Eles entram apenas com a mão de obra para colher a lavoura.

O Governo de Pernambuco já autorizou o plantio de mais 140 hectares do milho forrageiro no perímetro irrigado de Petrolina e planeja plantar mais mil hectares em outras cinco áreas irrigadas do Estado.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário