sábado, 1 de outubro de 2011

Geografia - Terrorismo



1) (PUCRIO) Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:

a) Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos.
b) A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.
c) A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.
d) Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.
e) Os ataques terroristas fizeram ressurgir a idéia de que os conflitos no século XXI seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.

2) (UFG) Leia o texto a seguir.
Os dois aviões de passageiros que terroristas islâmicos lançaram, há cinco anos, contra as torres gêmeas do World Trade Center se tornaram um marco na história contemporânea. Lidos em conjunto com a extinção do bloco socialista na esfera da União Soviética, no início dos anos 1990, os atentados da Al Qaeda em Nova York demarcam um “antes” e um “depois”.

FOLHA DE S. PAULO, São Paulo, 11 set. 2006, p. A2.

O depois, de acordo com o texto, caracteriza-se

a) pela ação dos Estados Unidos em combater o terrorismo mundial mediante acordos bilaterais intermediados pela ONU.
b) pela disseminação mundial da ação de grupos terroristas ligada às questões políticas e/ou religiosas.
c) pela emergência de governos populistas, na América Latina, dificultando as ações antiterroristas do governo estadunidense.
d) pelo estímulo à implantação de barreiras alfandegárias, para proteger os interesses nacionais.
e) pelo surgimento das estruturas protecionistas do Estado de bem-estar social, visando melhorar a qualidade de vida da população.

3) (FACULDADE TREVISAN) A pretensão do Islã de criar Estados islâmicos e tornar-se uma nova força mundial, exigindo uma unidade entre religião e política nos países por ele governados, pode ser designada como:

a) Ativismo;
b) Fundamentalismo;
e) Laicização;
a) Racionalismo;
d) Modernismo.
c) positivismo.

4) (UFPI) O terrorismo tem merecido especial atenção no cenário geopolítico da atualidade. Sobre essa questão, analise as proposições:

I. Os alvos definidos para os atentados terroristas têm sido, em grande parte, quartéis, bases e outras instalações militares, raramente atingindo a população local.
II. Muitos grupos terroristas não têm se definido como pertencentes exclusivamente a um país, mas como representantes armados de instituições supranacionais, com identidades comuns quanto a aspectos culturais, étnicos ou religiosos.
III. Quando as torres gêmeas e o Pentágono foram atingidos pelos atentados de 11 de setembro de 2001, ficou caracterizado que não há mais nenhum país completamente livre dos ataques terroristas da atualidade.
IV. A Europa, desde a consolidação de seu grande mercado regional – a União Européia – não mais se tornou palco de atentados terroristas, revelando uma estabilidade não apenas econômica, mas de ordem política e um exemplo de convivência pacífica entre as diferentes etnias.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II.
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

2 comentários: