terça-feira, 18 de outubro de 2011

Geografia - Vestibular



1. Sobre o MERCOSUL, é CORRETO afirmar que:

A) o estágio atual do Mercosul já permite a livre circulação de bens, serviços e trabalhadores, sem qualquer impedimento.
B) o atual nível de integração possibilita definir esse bloco como uma união aduaneira incompleta, com vistas a se tornar um mercado comum.
C) a estabilidade política e o grande mercado consumidor de todos os países integrantes foram fatores que favoreceram a implantação do bloco.
D) o projeto da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), segundo especialistas, fortalecerá criação comercial e econômica do Mercosul.
E) N.D.R.

2. Sobre a organização do espaço urbano, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) Uma cidade global é um centro nodal das finanças internacionais, do comércio mundializado e dos serviços especializados, por isso sua área de influência é mundial.
B) Uma região metropolitana corresponde a um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central.
C) Uma megalópole se expressa numa região onde prevalecem cidades conurbadas, com atividades terciárias especializadas.
D) Uma rede urbana é um conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados, conectados por diferentes fluxos.
E) N.D.R.

3. Um fazendeiro pretende construir uma nova sede da sua fazenda em uma área de 4 km, mas, antes, decide fazer a representação gráfica desse local. Nessa representação, deverão constar com clareza os seguintes componentes: área da casa principal, celeiro, curral, casa de funcionários, garagem para veículos, áreas para horta, jardim e pomar. Para atingir os objetivos propostos, qual é a forma de representação e a escala mais adequadas?

A) Planta com escala de 1:5.000
B) Planta com escala de 1:2.000.
C) Carta com escala de 1:2.000.000.
D) Mapa com escala de 1:1.250.000.
E) N.D.R.

Um comentário: