sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Perfil dos cursos da UFPB - Campus III - Bananeiras



AGROINDÚSTRIA

O bacharelado em Agroindústria foi oferecido, pela primeira vez, no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2004. O profissional da área de Agroindústria deve estar capacitado para perceber os problemas do sistema agroalimentar  com uma visão sistêmica do funcionamento das cadeias de produção. Outra função do profissional é estimular ações empreendedoras nas diversas atividades da cadeia de produção, com uma base tecnológica que lhe permite atuar nas áreas de produção da matéria-prima agropecuária, beneficiamento, processamento, armazenamento, transporte e comercialização dos produtos alimentícios. A primeira fase do curso prioriza estudos de agronomia e zootecnia. O aluno aprende a realizar o beneficiamento ou processamento de matéria-prima de origem agropecuária. Aqui, a ciência e a tecnologia de alimentos preconizam as técnicas e os procedimentos para seleção, tratamento, processamento, conservação e distribuição. A disciplina Comercialização e Gestão possibilita o entendimento de como é feita a distribuição, comércio e consumo do produto final. Nesta fase, são abordados conhecimentos em administração e marketing. 

Duração: Mínima de 04 e máxima de 07 anos.

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Em 2003, o Conselho Universitário (Consuni) autorizou a mudança de denominação do curso: de Licenciatura em Técnicas Agropecuárias para Curso de Graduação em Ciências Agrárias. O curso oferece formação técnico-pedagógica e humanística e responsabilidade ética, social e ambiental. Possibilita a formação técnico-educacional em Ciências Agrárias, compatível com os saberes dominantes e as perspectivas de desenvolvimento aplicadas à realidade do campo. Capacita o profissional para planejar e executar atividades de ensino, pesquisa e extensão, que permitam a melhoria do ensino público, ensino profissionalizante e universitário, bem como da organização dos movimentos sociais. A grade curricular é composta por disciplinas básicas e avançadas em Ciências Fundamentais; Química, Física e Biologia; Tecnologias de Produção Animal e Vegetal; Tecnologias Aplicadas a Cadeias Produtivas Agroindustriais e Gestão e Tecnologia Agroindustrial.  Os conteúdos abordam a  formação em educação aplicada por meio de atividades didático-pedagógicas,  reforçada por métodos que contemplam a investigação, a análise, a reflexão e a solução de problemas inerentes à cidadania e à vivência nas Ciências Agrárias.

Duração: Mínima de 03 e máxima de 05 anos.

PEDAGOGIA

O Curso de Pedagogia (Licenciatura) forma o profissional para o exercício da docência na Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como, na área de Educação Escolar do Campo. O curso, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, propicia, também, capacidade para planejamento, execução e avaliação de atividades educativas; a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.

Modalidade: Licenciatura em Pedagogia: Magistério em Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional.

Área de Aprofundamento: Educação Escolar do Campo.

Duração:Mínimo: 09 (nove) períodos letivos;
Máximo: 14 (catorze) períodos letivos.

ADMINISTRAÇÃO

 O Curso de Administração, Bacharelado, com linha de formação em Cooperativas e no Agronegócio, tem como objetivo  um profissional com formação humanística, visão estratégica e sistêmica, capaz de interagir nas especificidades regionais e locais com o vislumbre do contexto mundial, como agente de mudança na gerência de sistemas organizacionais, tendo espírito empreendedor, inovador e com respeito aos princípios da justiça e da ética profissional. Esse profissional será dotado de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora, nas ações empresariais do agronegócio e nas cooperativas.

Modalidade: Bacharelado
Duração do Curso:
Mínima: 08 (oito) períodos letivos
Máxima: 12 (doze) períodos letivos

AGROECOLOGIA

O campo de atuação dos Bacharéis em Agroecologia compreende os espaços onde se faz necessária a presença de profissionais com capacidade técnica-científica para pensar e desenvolver atividades voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, sejam elas de pesquisa e desenvolvimento, de ensino, de consultoria ou de extensão rural. Devido a sua formação multidisciplinar, fundamentada nas ciências da Ecologia, da Agronomia, da Zootecnia, da Agroindústria, da Sociologia, da Administração e da Política, o Agroecólogo dispõe de possibilidades diversas dentro do mundo do  trabalho, especialmente relacionadas ao fortalecimento da Agricultura Familiar em bases sustentáveis sob as dimensões econômica, sócio-cultural, político-institucional, ambiental e ética.

Duração: Mínima de 04 anos e meio.

Fonte: UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário