sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Brasil ocupa 83º posição em ranking de saúde do oceano


Após um ano do lançamento do Índice de Saúde do Oceano (OHI, da sigla em inglês), pesquisadores divulgaram nesta terça-feira (15) o resultado de sua atualização, versão 2013. Provisão de Alimentos foi a meta que atingiu a menor pontuação: 33 de um total de 100, na classificação geral.  Oceania (Pacífico Central e Ocidental) e a Europa foram as regiões com as pontuações mais altas no mundo. Brasil conquistou a 83ª colocação de um total de 221 Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE), com 66 pontos, um acima da média global, que ficou em 65 de um total de 100, repetindo a marca do ano passado. "Para um país com as dimensões oceânicas e o potencial que tem o Brasil, a nota posicionada em torno da média indica que existe muito espaço para um gerenciamento mais eficaz dos oceanos, visando a sustentabilidade dos recursos e garantindo o bem-estar dos seres humanos", afirma André Guimarães, diretor executivo da Conservação Internacional (CI-Brasil).

"É gratificante divulgar os resultados deste ano, porque agora podemos, pela primeira vez, começar a ver como a saúde geral dos oceanos está mudando em cada país e no planeta como um todo”, revela Ben Halpem, Professor da Escola Bren de Gestão e Ciência do Meio Ambiente, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, principal cientista do Índice. “As Nações Unidas e alguns países, individualmente, já estão reconhecendo a utilidade do OHI no acesso a informações de como estamos nos comportando em relação ao gerenciamento dos nossos oceanos e onde precisamos implementar mudanças. Contar com tanta adesão em pouco mais de um ano, desde que lançamos o primeiro Índice, é algo notável e encorajador”, completa Halpem.

No quadro abaixo, é possível saber os 10 objetivos do Índice de Saúde do Oceano, e como a nota global e a nota do Brasil foram pontuadas no ranking:  



O Índice de Saúde do Oceano demonstra se estamos utilizando os recursos e benefícios do oceano de maneira sustentável. É uma ferramenta que pode servir para legisladores e empresários em todo o mundo.  

O Índice define um oceano saudável como aquele que oferece uma gama de benefícios para as pessoas, agora e no futuro.  O OHI é um trabalho colaborativo de cientistas liderados por Ben Halpem, do Centro Nacional para Análise e Síntese Ecológica (CNASE / NCEAS) da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, e inclui o projeto Sea Around Us (O mar à nossa volta) da Universidade de British Columbia, a National Geographic, o New England Aquarium, a Conservação Internacional e outras universidades, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais.

Revista Ecológico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário