segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Chineses criam janela capaz de absorver luz solar e gerar energia


Cientistas chineses publicaram nesta semana na revista científica "Nature Scientific Reports" estudo que mostra o desenvolvimento de uma janela inteligente, que consegue economizar e gerar energia ao mesmo tempo, contribuindo para a redução de gastos dos edifícios com a conta de luz.

Atualmente, as janelas deixam que o calor escape dos prédios no inverno e que raios solares indesejáveis entrem no verão. Esse "inconveniente" inspirou uma busca por janelas capazes de se adaptar às condições climáticas do exterior.

De acordo com Yanfeng Gao, da Academia Chinesa de Ciências, as janelas inteligentes atuais se limitam a regular a luz e o calor do sol, deixando escapar grande parte de sua energia potencial. "A principal inovação deste trabalho é que ele desenvolveu um dispositivo conceitual de janela inteligente para geração e economia de energia simultâneas", emendou.

Material regula radiação infravermelha

Há muito tempo engenheiros quebram a cabeça para incorporar células fotovoltaicas geradoras de energia às vidraças sem afetar sua transparência. A equipe de Gao descobriu que um material denominado óxido de vanádio (VO2) pode ser usado como uma cobertura transparente para regular a radiação infravermelha do sol.

O VO2 altera suas propriedades com base na temperatura. Abaixo de um determinado nível, é isolante e permite a penetração da luz infravermelha, mas com outra temperatura, torna-se reflexivo.

Uma janela na qual o VO2 tenha sido usado regula a quantidade de energia do sol que entra em um prédio, mas também dissipa a luz para células solares que os cientistas dispuseram em volta dos painéis de vidro, usados para gerar energia que pode, por exemplo, acender uma lâmpada.

"Esta janela combina geração e economia de energia em um dispositivo único, e tem potencial para regular e usar a radiação solar de uma forma eficiente", escreveram os autores do estudo.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário