sábado, 12 de outubro de 2013

Chegada de ciclone na Índia faz ao menos 400 mil deixarem casas


Ao menos 400 mil pessoas já deixaram suas casas do litoral leste da Índia devido à chegada iminente do ciclone 'Phailin', que provocará ventos de até 235 km/h, segundo a agência Reuters.

As autoridades indianas esperam que a tempestade toque totalmente hoje a costa dos estados de Andhra Pradesh e Orissa, na baía de Bengala, por isso foi colocado de prontidão um forte dispositivo de resgate para fazer frente aos efeitos do ciclone.

"Mobilizamos 28 equipes (de 40 pessoas) em Orissa e 15 em Andhra Pradesh. O ciclone afetará principalmente os distritos localizados nas áreas litorâneas", explicou à Agência Efe uma fonte da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres da Índia (NDMA, sigla em inglês).

A fonte acrescentou que as regiões mais sensíveis "já começaram a ser evacuadas", mas não detalhou o total de pessoas que deverão deixar seus lares e buscar abrigo em locais mais seguros.

 A emissora local 'NDTV', que citou uma fonte anônima da NDMA, disse ontem que 1,2 milhão de pessoas podem ser afetadas pelo ciclone, mas o funcionário desse mesmo órgão consultado pela Efe se recusou a confirmar a informação.

O Departamento Meteorológico da Índia prevê fortes chuvas nas próximas 48 horas com ventos de 80 km/h, inicialmente, mas que, ao longo do dia, podem chegar a rajadas de 235 km/h, assim que a tempestade tocar a terra.

O serviço ferroviário na região foi suspenso, assim como os voos entre Bhubaneswar, a capital de Orissa, e Visakhapatnam, em Andhra.

Um dos maiores ciclones da história indiana provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas no estado de Orissa em 1999.

Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário