sábado, 4 de maio de 2013

Governo da PB mantém situação de emergência em 170 cidades


Um novo decreto do governo estadual volta a prorrogar a situação de emergência em 170 cidadesda Paraíba que estão sendo afetadas pela estiagem. De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (3), a prorrogação vale por mais seis meses.

Dos 223 municípios paraibanos, 195 vêm sofrendo com a seca. O prazo decretado anteriormente para as 170 cidades que tiveram o período prorrogado se encerraria nesta sexta-feira. A situação de emergência das outras 25, decretada em novembro, permanece em vigor até o final do maio.

No decreto, o governador Ricardo Coutinho afirma que a manutenção da situação de emergência é necessária porque a Paraíba vem passando pela maior seca dos últimos 80 anos, o que  tem provocado danos à subsistência e à saúde em diversos municípios. Ainda conforme o texto, a escassez pluviométrica tem gerado prejuízos principalmente na agricultura e na pecuária.

A situação de emergência permite que sejam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos e também de prestação de serviços e obras relacionadas com os problemas causados pela estiagem.

Nos últimos dias caíram chuvas em todas as regiões da Paraíba, no entanto elas não foram suficientes para abastecer os mananciais nas áreas mais críticas. De acordo com o relatório de monitoramento dos mananciais feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) até a quinta-feira (2), 48 dos 121 reservatórios de água da Paraíba ainda estavam com menos de 20% de sua capacidade, a maioria deles nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão. Em cinco açudes há menos de 1% da água que pode comportar.

G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário