sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sudema multa hospital universitário por 5 toneladas de lixo exposto na PB


Seis meses após a primeira multa, o Hospital Universitário de Campina Grande foi multado nesta sexta-feira (17) mais uma vez pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema), por expor cinco toneladas de lixo hospitalar em depósito a céu aberto. A fiscalização foi realizada após determinação do promotor da Saúde, Luciano de Almeida Maracajá.

O diretor administrativo do hospital, Roberto Gomes, informou que na próxima semana será fechado um novo contrato para recolhimento do lixo. O problema estaria sendo ocasionado por um problema no contrato. O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) produz quase 500 kg de lixo por dia e a empresa terceirizada é contratada para o recolhimento de apenas 180kg.

De acordo com a Sudema, o HUAC foi notificado em R$ 10 mil devido à reincidência. Uma notificação e outra multa já tinham sido aplicadas em novembro do ano passado, devido à mesma irregularidade. Segundo o chefe da Sudema em Campina Grande, Roberto Almeida, o hospital também é o único da Paraíba sem licença ambiental.

O depósito de lixo hospitalar irregular também ficaria ao lado do centro cirúrgico do Hospital Pedro I, vizinho ao HUAC. “Estou entregando notificação e me informaram que hoje mesmo já seria dado encaminhamento. É um absurdo porque tem seringa, material perfurante e produtos de enfermaria e centro cirúrgico acumulados há mais de 90 dias, trazendo prejuízos e risco enorme de contaminação por bactérias”, assegurou Roberto Almeida.


G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário