sábado, 8 de junho de 2013

Capital da Paraíba adotará limitador de decibéis contra poluição sonora


O principal problema ambiental registrado pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) é a poluição sonora, segundo Edilton Nóbrega, secretário da Semam. Para combater um problema tratado como crônico na capital paraibana, a Semam deve adquirir um aparelho limitador de decibéis que será instalado em ambientes com alta intensidade de barulho, como casas de shows, bares e restaurantes.

Edilton Nóbrega explica que o aparelho impede que o volume ultrapasse o limite de decibéis determinado pela Semam, evitando que o volume seja aumento pelo dono do estabelecimento após a notificação dos agentes da Semam. “O nosso maior problema era quando os agentes iam até o local, indicavam o limite que só era respeitado enquanto a Semam estava no local. Quandos agentes iam embora, o limite de decibéis voltava a ser desobedecido. Com este aparelho, isto não será possível”, comenta.

O secretário explica que o aparelho já foi aprovado pelo prefeito Luciano Cartaxo, mas ainda não existe uma data exata de quando passará a ser usado pela prefeitura de João Pessoa. A princípio o aparelho será custeado pelo proprietário do estabelecimento, como parte do custo do isolamento acústico exigido pela prefeitura.

O aparelho foi desenvolvido no Brasil e já é utilizado em Porto Seguro, na Bahia. O desenvolvedor do limitador de decibéis, Geovaldo Miranda, ressalta que o dispositivo trouxe resultados positivos às cidades que o adotaram. “Havia um problema parecido com o da orla de João Pessoa, na orla de Porto Seguro. E após adotar o limitador, o problema foi resolvido na maioria dos casos”, garante. O aparelho pode ser instalado em qualquer equipamento sonoro profissional, semi-profissionais e doméstico.

G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário