quarta-feira, 5 de junho de 2013

Papa condena cultura do desperdício no Dia Mundial do Meio Ambiente


O Papa Francisco condenou a "cultura do desperdício" por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), e convidou a combater o "desperdício de alimentos e a melhorar sua distribuição no mundo".

"Deus confiou ao homem e à mulher o cultivo e o cuidado da Terra, para que todos pudessem morar nela, mas o egoísmo e a cultura do desperdício levaram ao descarte das pessoas mais fracas e necessitadas. Mais ainda, em muitas partes do mundo, apesar da fome e da desnutrição existentes, muitos alimentos são desperdiçados", disse durante a audiência geral na Praça de São Pedro.

"Os alimentos jogados no lixo são alimentos roubados da mesa do pobre, de quem tem fome. A ecologia humana e a ecologia ambiental são inseparáveis", afirmou. O chefe da Igreja Católica, grande defensor dos pobres, advertiu que "vemos agora a crise no meio ambiente, mas a vemos, sobretudo, no homem. A pessoa humana está hoje em perigo!", afirmou.

"Na cultura do desperdício, se morrem homens e crianças não é notícia; se a bolsa cai é uma tragédia", comentou indignado. "Acaba-se por descartar as pessoas. Deixa-se de respeitar a vida, sobretudo se é pobre ou incapacitada, ou se ainda não é útil, como a criança que vai nascer, ou se não serve mais, como o idoso", acrescentou.

G1 Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário