segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cachoeira de Ouricurí - Um paraíso na terra das flores


A Cachoeira do Ouricurí que fica no município de Pilões, Brejo Paraibano, é um dos atrativos da rota cultural ‘Caminhos do Frio’. O ponto de encontro para seguir a trilha de aproximadamente 16 km do centro de Pilões, é na frente da igreja Matriz. Situada dentro de uma floresta – resquício da Mata Atlântica para se chegar a Cachoeira de Ouricurí pode-se percorrer diversas trilhas. 




Uma caminhada cortada por montanhas verdes, vales, muitas árvores frutíferas, que dependendo da época toda a caminhada, basta estender a mão e tirar do pé: caju, goiaba, acerola, banana, jaca, manga, entre outras e se deliciar. “Além disso, a caminhada tranquila reserva belas paisagens e um pouco de história, afinal podemos observar de perto construções históricas da época dos Engenhos de cana de açúcar e produção de rapadura do século XIX”, lembra. 


A cachoeira de Ouricuri, que recebe o nome da região onde se situa, fica dentro de uma floresta - resquício da exuberante Mata Atlântica - no município de Pilões. Cascatas completam a obra esculpida pela natureza nesta região. A água do Rio Araçagi corre por entre árvores e rochedos, formando um conjunto de corredeiras. 


A força das águas produz umas fendas nas rochas do leito do rio, por onde o visitante pode mergulhar em um local e sair em outro. Por boa parte do percurso é possível contemplar o leito do rio revestido por rochedos com as mais diversas formas. Até chegar à cachoeira principal, existe uma travessia do rio num local onde o mesmo se espreme por uma abertura estreita, esculpidas pela correnteza ao longo dos anos. Mas há outra opção de fazer a travessia que é numa parte do rio onde ele é mais largo e raso. A Cachoeira de Ouricuri surge por entre a vegetação, com suas águas deslizando por uma série de declives talhados na rocha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário