segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Casos suspeitos de febre amarela em MG sobem para 152, com 47 mortes


O número de casos suspeitos de febre amarela já chega a 152 em Minas Gerais, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. Entre as notificações, 37 são casos prováveis da doença. Na contagem anterior, divulgada na sexta-feira, eram 133 ocorrências sob suspeita e 20 casos prováveis. O número de mortes que podem estar relacionadas à enfermidade também subiu, de 38 para 47 óbitos, dos quais 22 estão provavelmente relacionados ao vírus.

Já a Secretaria do Estado de Saúde do Espírito Santo informou que investiga os dois primeiros casos suspeitos de febre amarela no estado, ambos em cidades próximas à divisa com Minas Gerais: São Roque do Canaã, a cerca de 80 quilômetros do estado vizinho, e Conceição do Castelo, a 60 quilômetros de distância. A investigação até uma possível confirmação vai durar de 20 a 30 dias.

A cidade mineira mais afetada pelo surto é Ladainha, onde foram notificados 36 casos suspeitos, dos quais oito são prováveis. Há 16 mortes suspeitas da doença no municípios, e, até o momento, oito delas são prováveis. 

Caratinga é o segundo município com maior número de casos. Até o momento, há 23 notificações suspeitas e duas prováveis. Caratinga registrou apenas uma morte que pode estar relacionada à doença, mas ainda não há comprovação dessa relação.

O surto já atinge 26 cidades mineiras, número superior ao divulgado no boletim anterior quando havia 24 municípios com casos suspeitos. Devido a situação, o governo mineiro decretou estado de emergência em saúde pública na área das unidades regionais de saúde de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, que compreende 152 cidades mineiras. Cerca de 2,4 milhões de pessoas residem na região que fica no leste do estado.

Além de Caratinga e Ladainha, há casos em Entre Folhas, Imbé de Minas, Ipatinga, Inhapim, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, São Domingos das Dores, Água Boa, Alpercata, Alvarenga, Itanhomi, São Pedro do Suaçuí, Santa Rita do Itueto, São Sebastião do Maranhão, Ipanema, Simonésia, Frei Gaspar, Itambacuri, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni.

O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário