quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Serra de Caxexa em Casserengue - PB


A Serra da Caxexa localiza-se no município de Casserengue - PB, na mesorregião do Agreste Paraibano e microrregião do Curimataú Oriental, apresentando clima tropical semiárido (Bsh), com temperaturas que oscilam entre mínima inferior a 20º C e máxima ultrapassando os 34º C, tendo como média anual 26º e chuvas escassas. A serra tem como coordenadas geográficas: latitude 6º 45’51,816”, longitude 35º 53’16,844”, com altitude de 617,51 metros acima do nível do mar.

Segundo os moradores da região, a provável etimologia da palavra Caxexa, significaria junto, pequeno e enrugado, fazendo menção à estrutura morfológica da serra.





A serra apresenta em algumas de suas rochas inscritos rupestres com tonalidades avermelhadas. Tal rocha é conhecida por moradores da região como “Pedra do Letreiro”. Em outra localidade próximo a serra, na “Pedra do Caboclo”, verificaram-se diversas pinturas rupestres na rocha, também de coloração avermelhada e de difícil remoção. Segundo estudos já realizados em outros sítios arqueológicos, essa cor foi possível com a utilização de óxido de ferro.

Também próximo a serra no sítio Cabeçudo, a 15 Km da sede municipal, na propriedade do senhor Antonio Feitosa de Amorim da Silva, existe o sítio paleontológico “Lagoa das Pedras”. Este sítio tem importância grandiosa, tendo em vista que ele nos revela vestígios na megafauna pleistocênica.

O sítio consiste em um tanque escavado no bloco granítico, sendo este natural.Os moradores da região no período entre 1955-57 o escavou, limpando-o para o consumo em épocas de seca, sendo encontrados, nesse período, os primeiros fósseis.

O tanque apresenta as seguintes características: 22 metros de comprimento, 8 metros de largura na parte mais larga, 4,5 metros de largura na parte mais estreita.

Belezas do Brejo e Curimataú

Nenhum comentário:

Postar um comentário