quinta-feira, 29 de março de 2012

Fiscais do Ibama e Instituto Chico Mendes sofrem emboscada no PA


Uma equipe de fiscalização do Ibama e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) afirma ter sofrido uma emboscada na manhã desta quarta-feira (28) na BR-163, na altura de Cachoeira da Serra, no distrito de Novo Progresso, no Pará.
Segundo a assessoria do Ibama, dois homens com armas automáticas, coletes balísticos e máscaras abordaram as equipes após bloquear a estrada com troncos de árvores. Policiais ambientais do Pará acompanhavam os fiscais e trocaram tiros com os mascarados que acabaram fugindo pelo mato. Nenhum dos agentes foi ferido.
Segundo nota do Ibama, há cerca de duas semanas os institutos e a Polícia Ambiental do Pará estão na região para combater desmatamento ilegal. Ontem, durante sobrevoo com o helicóptero do instituto, identificou-se um acampamento e uma grande área de floresta derrubada. A equipe que estava a bordo desembarcou próximo ao local para monitorar as ações e o helicóptero retornou à base para buscar apoio terrestre. Na manhã de hoje, duas caminhonetes com fiscais e policiais seguiam para a localidade quando houve o confronto.
Os fiscais que permaneceram no período da noite aguardando a equipe de apoio foram resgatados no final desta manhã pelo helicóptero do Ibama.
Não é a primeira vez, que a fiscalização do Ibama enfrenta problemas na região de Cachoeira da Serra. Em 2007, uma equipe apreendeu dez caminhões carregados de madeira ilegal e quando passou pelo distrito foi cercada por uma população revoltada com a ação contra a os crimes ambientais, comuns naquela região. 

Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário