quarta-feira, 13 de março de 2013

Bebidas açucaradas são principais responsáveis por ganho de peso na infância


Um estudo pulicado nesta terça-feira (12) no American Journal of Preventive Medicine aponta que bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos de caixinha, isotônicos e quaisquer outros líquidos com alta concentração de açúcar, podem ser os principais responsáveis por dietas hipercalóricas na infância. Além disso, crianças que consomem esse tipo de bebida são mais propensas a consumir alimentos pouco saudáveis. A descoberta foi feita por pesquisadores do Departamento de Nutrição da University of North Carolina, nos Estados Unidos.


A pesquisa foi baseada em dados de 2003 a 2010 de uma pesquisa nacional chamada What We Eat in America. Por meio de uma amostra de 10.955 crianças e adolescentes com idades entre dois e 18 anos, foi possível avaliar os hábitos alimentícios em três faixas de idade: dos dois aos cinco anos, dos seis aos onze anos e dos 12 aos 18 anos de idade.


Os resultados mostraram que bebidas açucaradas eram as grandes responsáveis pelo consumo excessivo de calorias nas crianças com idades entre dois e 11 anos. Entre o grupo com idades entre 12 e 18 anos, isso também foi observado, mas somente quando o consumo de bebidas açucaradas ultrapassava 500 calorias por dia. Além disso, consumir muito refrigerante e suco de caixinha foi relacionado a uma alimentação mais calórica.


Para o autor, o estudo é um alerta para os pais, que são os principais responsáveis por ensinar bons hábitos alimentares para seus filhos. Embora sejam gostosos, pizzas, bolos, biscoitos e batatas fritas devem ter o consumo limitado.

Minha vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário