segunda-feira, 25 de março de 2013

PM Ambiental apreende 41 aves em feira de João Pessoa


Quarenta e uma aves silvestres foram apreendidas na tarde do domingo (24) em uma feira livre do bairro de Oitizeiro, em João Pessoa. De acordo com o tenente Eduardo Rodrigues, da Polícia Ambiental, algumas aves apresentavam sinais de maus tratos. Durante a ação da polícia, nenhum responsável pelas aves, que seriam vendidas, foi identificado.

Entre as espécies apreendidas estavam sanhaço, bico-de-lata, corda-negra e cravina. “Essas aves estavam em gaiolas de pequeno porte, o que dificultava bastante a mobilidade delas. Isso causava estresse e poderia provocar a morte de algumas”, disse o tenente Eduardo Rodrigues.

De acordo com o tenente, no momento da abordagem, os responsáveis pelas aves se "infiltraram" no meio das pessoas que estavam na feira. Por isso, ninguém foi preso. “Se nós tivéssemos conseguido realizar a prisão, os responsáveis pagariam multa de R$ 500 por ave apreendida. Se a ave estiver em risco de extinção, a multa poderia chegar a R$ 5 mil, além de reclusão”, acrescentou.

Eduardo Rodrigues alerta a população para não criar nenhuma espécie de animal silvestre sem autorização dos órgãos ambientais. “É contrariar a legislação, que diz ser crime manter, caçar e perseguir animais silvestres. Quem insistir na prática desse tipo de crime vai ter que enfrentar as nossas ações, que serão desenvolvidas com cada vez mais frequência”, afirmou.

As aves serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetras) para um período de quarentena. Após esse período, serão devolvidas à natureza, ainda de acordo com o tenente Eduardo Rodrigues.

G1 PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário