quinta-feira, 21 de março de 2013

Paraibano pobre têm apenas 3% de chances de ter boa nota no Enem


Na Paraíba, um estudante pobre, com renda familiar de no máximo um salário mínimo, tem apenas 3% de possibilidade de estar no grupo de 10% dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que obtêm as melhores notas.


O dado foi divulgado nesta quinta-feira (21) e integra o primeiro relatório do Núcleo de Estudos em Economia Social (NEES), formado por alunos, pós-graduandos e professores da UFPB.

De acordo com o boletim “Nota do Enem e Background Familiar: Uma Avaliação dos Estudantes Paraibanos”, um estudante considerado rico, com renda a partir de nove salários mínimos, possui a probabilidade de 49% de fazer parte do grupo das melhores notas. Em comparação, um estudante pobre precisa se esforçar 16 vezes mais que um estudante considerado rico.

O relatório aponta ainda que, além da renda familiar, o grau de escolaridade dos pais dos estudantes interfere diretamente no desempenho no Enem. A possibilidade de um estudante filho de mãe analfabeta tirar uma nota superior à média nacional é de aproximadamente 27% contra 69% caso a mãe seja graduada, aponta o estudo.

Por fim, o boletim da NEES ressalta que os resultados apontam um maior grau de desigualdade de oportunidades para Paraíba e para a Região Nordeste, quando comparado à Região Sudeste. O documento sugere inclusive que ser filho de pais analfabeto na Paraíba e na Região Nordeste tem uma influência maior que apresentar as mesmas circunstâncias na Região Sul ou Sudeste. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 63% da população paraibana com 25 anos ou mais não tem instrução ou não concluiu o Ensino Fundamental.

Formação do NEES

Segundo o professor coordenador do NEES, Herbert Oliveira Rego, o grupo foi formado para que dados e pesquisas acadêmicas sejam divulgadas de maneira acessível a população. “A nossa intenção com o NEES é estreitar a relação da academia com a população. Usar dados oficiais, cruzar com outras informações e chegar a informações novas que ajudem a entender nossa condição”, explica.

O professor de Ciência Política Ítalo Fittipaldi, um dos integrantes do grupo de pesquisa, explica que os boletins podem servir de base para o desenvolvimento de novas políticas públicas. “A importância política deste trabalho concerne justamente na possibilidade do poder público ter um ponto de partida para novas políticas públicas. A nossa intenção é mostrar a situação dos indicadores sociais da Paraíba da maneira mais transparente possível, independente da gestão”, completou. Os relatórios devem ser publicados de maneira trimestral no site do NEES.

 G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário