domingo, 3 de março de 2013

Dez sites para baixar livros


Democratizar o acesso ao conhecimento é uma das boas possibilidades do mundo web. Com essa finalidade, diferentes instituições disponibilizam, legalmente, links para download de obras que vão desde artigos científicos às obras de Machado de Assis.

Em um país como o Brasil, que segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro* de 2012, cada habitante lê, em média, quatro livros por ano e 70% nunca nem ouviu falar em livro digital, vale a pena compartilhar a informação.

  1. Universia – Reúne mais de mil arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.
  2. Open Library – Projeto já tem um milhão de títulos disponíveis para download.
  3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
  4. Casa de José de Alencar – Download gratuito 14 obras de Alencar, incluindo romances e peças de teatro.
  5. Portal Domínio Público -  Oferece download gratuito de mais de 350 obras, sendo vinte e um livros de Fernando Pessoa.
  6. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.
  7. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online.
  8. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo.
  9. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
  10. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

*Pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro de 2012 com cinco mil pessoas de 315 cidades revelou que o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano. A mesma pesquisa mostrou que 17% dos entrevistados já leram livros digitais no computador, 1% no celular e 82% deles nunca leram. Sendo que 70% nunca nem ouviram falar em livros digitais.

Fonte: Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário