sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Catorze municípios da Paraíba aparecem na lista dos vulneráveis a desastres naturais


Catorze municípios paraibanos estão na lista dos mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (1º) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Aparecem na lista da CNM Pitimbu, Alagoinha, Coremas, Caaporã, Sapé, Mataraca, Bayeux, Sousa, São Bento, Campina Grande, Patos, Alagoa Grande, Mulungu e Cabedelo. A partir da problemática, um mapeamento das áreas de risco – feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada – objetiva antecipar medidas para a redução de danos.

Os desastres naturais mais comuns registrados no Brasil são decorrentes de inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, estiagens, secas e vendavais. Nos ambientes urbanos, onde se concentra a maioria da população brasileira, as inundações, as enxurradas e os deslizamentos de solo ou rocha são os eventos que causam os maiores impactos.

De acordo com a Confederação, com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário