sábado, 3 de agosto de 2013

Site Cerratinga reúne informações sobre a Caatinga e Cerrado


O nome do portal Cerratinga é a junção das palavras Cerrado e Caatinga, biomas conhecidos como as “savanas brasileiras”. Não poderia ser outro, já que a ideia é reunir informações sobre ambos, fazendo a ponte entre consumidores e produtores locais com foco na preservação dos biomas e na valorização do comércio da região.

A iniciativa do site é do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), em parceira com a Cooperativa Central do Cerrado, com a ong Agendha (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia) e com a Bodega de Produtos Sustentáveis do bioma Caatinga.

A página traz informações sobre o modo de vida dos grupos responsáveis pela conservação dos biomas, assim como sobre o uso dos recursos naturais da região. É possível conhecer também diversos produtos coletados pelas populações agroextrativistas: ao todo, o site apresenta 25 espécies de plantas do Cerrado e da Caatinga, além de apresentar dados sobre o mel de abelhas nativas. Outro destaque é a seção de culinária regional, focada em ingredientes da região, que já conta com 130 receitas.

O Cerratinga indica também os contatos dos produtores e redes de comercialização para que os produtos possam ser adquiridos diretamente da fonte. E disponibiliza para download publicações sobre a biodiversidade do Cerrado e da Caatinga.


O Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário