sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UFPB publica edital com 748 vagas em 69 cursos; inscrições começam nesta 6ª


Depois de vários adiamentos, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital oferecendo 748 vagas em 69 cursos de cinco campi, para transferência de estudantes do ensino superior de outras instituições de ensino. A maior oferta está na área de Ciências Humanas e Sociais (360), com destaque para 80 vagas nos cursos de Direito, sendo 20 no campus da Capital e 60 no de Santa Rita.

A área de saúde também está com oportunidades, incluindo 23 vagas para Medicina, 18 para Enfermagem, 18 para Odontologia e 10 para Educação Física. As inscrições começam hoje, às 14h, e seguem até as 23h59 da próxima quinta-feira (8), através do site www.ufpb.br/selecaoufpb. A taxa é de R$ 50. Já a documentação deve ser entregue na Coordenação de Escolaridade (Codesc) até a sexta (9).

A seleção levará em conta uma prova de língua portuguesa objetiva, com 20 questões, a ser aplicada no dia 15 de setembro, e também uma prova de conhecimento específico, no dia 16, para aqueles que optarem por cursos de Música. Os exames terão peso 7. A média final será obtida a partir do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), com peso 3, calculado a partir do histórico escolar apresentado pelo candidato no ato da inscrição. Os resultados finais estão previstos para o dia 20 de setembro.

Quem for aprovado para os campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Santa Rita, deve começar a estudar já em outubro. Para o campus IV (Litoral Norte), o ingresso fica para abril de 2014.

De acordo com o coordenador de Escolaridade da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB, João Wandemberg Maciel, estavam previstas inicialmente 845 vagas para este Processo Seletivo Para Transferência Escolar Voluntária (PSTV 2013.2), porém as ofertas para os cursos de Educação a Distância (EAD) foram removidas, uma vez que os cursos presenciais estão atrasados por causa da greve. “O EAD já terminou o período 2013.1 e agora em agosto já começa o 2013.2. Não teria como entrar no PSTV, porque o processo só vai ser concluído no final de setembro”, explicou. Por esse motivo, só haverá ofertas de EAD no período 2014.1.

Ainda assim, o número de vagas fica acima de outros processos de transferências já ofertados pela UFPB. O coordenador informa que isso se deve ao fato de que não foi ofertado PSTV para o primeiro período deste ano (2013.1), por causa da greve na instituição. Na última ofertada (2012.2), foram apenas 330 vagas. Nenhuma para Medicina ou Direito em João Pessoa.

Originárias de evasão e cancelamentos

O coordenador de Escolaridade da PRG/UFPB, João Wandemberg Maciel, explicou que as vagas ofertadas no PSTV 2013.2 não são originárias de sobras do Processo Seletivo Seriado (PSS) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas sim fruto de evasão escolar, cancelamentos, trancamentos e transferências. “Depois que saiu o Sisu, as pessoas que eram de fora e estudavam na UFPB estão voltando para suas cidades. Elas ficam aqui por um ano, fazem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e se inscrevem no Sisu em outro Estado. Quando passam, trancam ou abandonam”, observou.

Por outro lado, ressalta Wandemberg, Exatas (campus I) é a área com menos cursos ofertados (12), porque a retenção de estudantes é alta. “Engenharia Civil, por exemplo, nós não ofertamos nenhuma vaga, porque tem muito aluno ficando reprovado. O índice de retenção é alto, por causa de disciplinas como cálculo”, destacou.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário