domingo, 5 de fevereiro de 2017

Antiga fábrica chinesa é transformada em horta comunitária


O arquiteto chinês Thomas Chung aproveitou a estrutura de uma antiga fábrica de vidros para construir uma fazenda urbana. A Value Farm, como foi apelidada, está localizada em Shenzhen, na China, e funciona como uma conexão entre a cidade grande e o campo.


O projeto mescla transformação urbana, arquitetura, agricultura e diversas oportunidades culturais em um espaço reaproveitado de 2.100 metros quadrados. Conforme informado no ArchDaily, a inspiração veio de dois motivos principais: a construção de telhados verdes em meio à cidade e a possibilidade de proporcionar à comunidade alimentos frescos, produzidos de maneira sustentável.


Boa parte da estrutura já existente foi reaproveitada, ganhando novos ares e funções. A área é dividida em vários pequenos núcleos. A separação, feita em tijolos, permite diferentes alturas em cada um dos “terrenos” e, consequentemente, diversas profundidades para que a população conte com uma variedade maior de culturas.


Além da beleza e do verde agregado à paisagem local, o projeto conta com uma lagoa natural e utiliza água subterrânea para a irrigação. A fazenda exalta a ideia de autossuficiência e possui alto valor cultural, servindo como espaço para a integração da comunidade, através do cultivo e também da realização de eventos que estimulam o intercâmbio comunitário.


Redação do Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário