quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Parque Estadual Mata do Pau-Ferro


O parque estadual Mata do Pau-Ferro é uma unidade de conservação (UC) localizada no município em Areia, Estado da Paraíba.

Criada através do decreto nº 14.832 de 19 de outubro de 1992 com uma área de 600 ha do sítio "Vaca Brava", pertencente ao Governo do estado, a reserva ecológica da Mata do Pau Ferro foi recategorizada como parque estadual através do decreto nº 26.098, de 4 de agosto de 2005.





A unidade é formada por fragmento de um tipo específico de Mata Atlântica, denominada mata de brejos de altitude. Apresenta algumas plantas endêmicas, como a Erythroxylum pauferrense, uma espécie comum no parque, popularmente chamada pau-ferro.





Abriga ainda uma significativa diversidade de aves, sendo considerada pela BirdLife International e pela SAVE Brasil, renomadas instituições focadas na conservação das aves, como uma Área Importante para Preservação de Aves (IBA).






O Parque presta importante serviço ambiental ao proteger mananciais de afluentes da Bacia do Rio Mamanguape, assim como a barragem Vaca Brava, que abastece parte da região do brejo paraibano.


Belezas do Brejo e Curimataú

Nenhum comentário:

Postar um comentário