quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Restaurante Vó Maria - Areia / PB


Tudo começou quando um grupo de jovens decidiu reabrir a fábrica de polpas de frutas produzidas sem agrotóxicos, que estava fechada há 10 anos, e hoje, é sucesso de vendas. As frutas são fornecidas pelos agricultores locais que ganharam uma nova fonte de renda.

Vendo o quão bom era para a comunidade essa nova fonte de renda, surgiu à ideia de associar a fábrica de polpa de frutas, o artesanato local feito com a palha da bananeira, oficinas de artesanato, as trilhas ecológicas realizadas no Parque Estadual Mata do Pau Ferro, o piquenique na mata e o Restaurante Rural Vó Maria.











O Restaurante recebe este nome em homenagem a comida caseira da vó e em especial a vó da idealizadora, Luciana Balbino, que tem o nome Maria. O restaurante disponibiliza o café da tarde, onde uma jovem da comunidade, Rejane Ribeiro, canta a Ave Maria. Esse café é também conhecido como Pôr do Sol com Maria.

Diariamente o Restaurante Vó Maria recebe turistas e parceiros, a exemplo da empresa Guia Mundo Turismo Receptivo, que sempre leva grupos para conhecer os produtos lá comercializados. Além de desfrutar da comida regional preparada no fogo à lenha, o cliente pode colher as hortaliças desejadas para seu consumo no almoço que são cultivadas no restaurante e sem agrotóxicos. Desfrutam de momentos de lazer, descobrem a importância de praticar o turismo sustentável, preservando o meio ambiente e as tradições culturais.





Os turistas também participam das oficinas de criação de uma peça artesanal usando a fibra de bananeira, trilhas interpretativas, piquenique, podendo ainda se caracterizar com as vestes da “Vó Maria” para tirar foto representativa. A finalização da trilha, ou piquenique, é feita com a plantação de uma muda de pau-ferro, dessa forma contribuem para manutenção da reserva, e o apreço em querer voltar a visitar o local.

Aos sábados podem apreciar o pôr do sol com música ao vivo interpretado por uma jovem artista local. Também podem adquirir na loja do restaurante as peças artesanais produzidas pela comunidade, cactos, e polpa de frutas naturais.

Fonte: Paraíba Criativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário