quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Grêmio Morenense - Solânea começou aqui


Instituído como Patrimônio Cultural de Solânea pela Lei Municipal 017/2002, o Grêmio Morenense fundado em 18 de Maio de 1924, é um dos mais importantes patrimônios da história e da Cultural do município. Foi palco de inúmeros acontecimentos que contribuíram para formação da identidade solanense. Nele foram realizadas  palestras  com figuras nacionais como Apolônio de Carvalho, Manuel da Conceição, Ronaldo da Cunha Lima, Gregório Bezerra, João Pessoa, entre outras. Alguns dos seus fundadores foram pessoas ilustres como Leôncio Costa, José Pessoa da Costa, Antônio Tancredo de Carvalho, Secundino Ferreira Passos, Olegário Agapito da Costa, João Lali da Silva Pinto, Adauto Silva, Artur Silva, Alfredo Bandeira da Costa e outros.






No dia 24 de maio de 1927 foi inaugurada festivamente a sua sede social. O Grêmio Morenense teve importantes funções, além de ser o primeiro Clube Social do Brejo Paraibano, foi a primeira sede da Prefeitura Municipal, funcionou como sede do Fórum de Justiça da Comarca, funcionou como sede do time oficial da cidade, Vila Branca Sport Club, possuiu a Biblioteca Álvaro de Carvalho entre outras.




Hoje, depois de reformado, o prédio funciona como palco de promoção cultural na cidade, na qual se preserva algumas festividades tradicionais. A principal delas é o Carnaval do Vermelho e Branco. O empenho do atual presidente o Sr. José Hélton Martins de Sousa vem firmando o Grêmio Morenense a cada dia como um importante promotor de bens culturais na cidade. Devemos preservar esse patrimônio para que as gerações futuras possam conhecer a história e os heróis que lutaram pelo desenvolvimento de Solânea.

Verdade Regional


Um comentário: